Caio Mieza, head de vendas do Uber Direct, Diego Kilian Neves, Diretor de Canais Digitais e Marketplace da RD Saúde, e Felipe Berigo, Diretor da Unidade de Negócios Cardiometabolismo da Lilly, dividiram o palco para falar sobre experiência e produtos farmacêuticos no e-commerce durante a Conferência Saúde e Farma 2026.

A moda da vez
“É muito importante dizer que a Lilly não encara o Mounjaro como lifestyle, mas sim um medicamento que tem o objetivo de revolucionar o tratamento da obesidade no Brasil”, começou Berigo.
Isso porque as canetas emagrecedoras viraram moda no último ano, não só para as pessoas acima do peso, mas para uma cartela gigantesca de consumidores e comorbidades médicas que necessitam de tratamento rápido.
O Mounjaro é um medicamento injetável da farmacêutica americana Eli Lilly de uso semanal, contendo a substância tirzepatida, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e, mais recentemente, para o controle de peso (obesidade e sobrepeso).
“O remédio proporcionou benefícios que as pessoas apreciam, de forma a possibilitar novas experiências antes não tão aproveitadas, revolucionando a vida de quem faz o tratamento”, finalizou.
Comportamento de consumo
Já para Neves, “a venda do Mounjaro muda inclusive o comportamento de outros itens de farmácia desse consumidor, que passa a comprar itens além dos medicamentos de controle de peso e passam a investir em bem-estar”, afirmou.
O executivo levantou ainda a questão da importância de garantir a qualidade da entrega de um produto que é diferenciado, de alto custo e que necessita de alguns cuidados a mais do que uma simples caixa de remédio.
“A farmácia tem o papel de garantir que o medicamento chegue nas condições ideais de temperatura e manuseio para não ocasionar nenhum prejuízo ao consumidor”, afirma.
Por fim, ele entende que os medicamentos emagrecedores viraram alvo dos sonhos de consumo de alto custo de muitos consumidores, substituindo outros produtos, como celulares.
Responsabilidade com o consumidor e com o lojista
Para Mieza, o Uber tem um papel essencial no transporte de mercadorias de alto valor agregado, como é o caso das canetas emagrecedoras ou outras compras de farmácia.
Além disso, há o diferencial de acompanhar toda a jornada da entrega em tempo real. Para o executivo, o tracking não deveria ser visto como alto tão extraordinário, mas ainda é um ponto que diferencia a jornada do parceiro e do cliente por eliminar fricções, garantir segurança e alimentar a economia da conveniência.
“Principalmente para os lojistas que ainda estão em um processo de transformação digital e ganhando maturidade no e-commerce, o Uber consegue garantir visibilidade em tempo real da entrega com mais confiança e melhor entrega de valor na experiência”, conclui.
Para concluir o painel, os executivos falaram sobre a importância de realizar um controle maior das receitas para que as pessoas não usem os medicamentos de forma inadequada, bem como garantir que exista fiscalização para coibir medicamentos falsos que possam prejudicar a saúde do consumidor que não tem acesso às canetas emagrecedoras.