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Pix é forma de pagamento favorita no Dia do Consumidor

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Shopee realizou uma pesquisa com 870 usuários para mapear as intenções de compra no Dia do Consumidor, que acontece em 15 de março. O levantamento revela que o Pix se consolidou como principal meio de pagamento, escolhido por 54% dos consumidores. Já o cartão de crédito, que liderava em 2024 com 51%, caiu para 28%, uma queda de 23 pontos percentuais. A intenção média de gasto para a data é de R$ 400.

(Imagem: Bruno Peres/Agência Brasil)

Desde o final de fevereiro, o Pix ganhou a modalidade por biometria, que extingue a etapa de redirecionamento para finalização do pagamento. Com isso, as taxas de aprovação aumentam, impactando na conversão da venda, pois a fricção no processo de pagamento é eliminada.

Frete grátis e descontos impulsionam compras

Os benefícios mais esperados para a data incluem frete grátis, citado por 52% dos consumidores, e descontos expressivos, apontados por 48%— um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao ano passado.

A pesquisa também revela que 56% dos consumidores pretendem usar a data para adquirir itens desejados pelo melhor preço, enquanto 37% focam em compras de necessidade. Além disso, 77% comparam preços antes de fechar a compra, e 43% buscam produtos de marcas específicas.

“O Dia do Consumidor está ganhando força, com mais usuários aguardando promoções para realizar suas compras. Isso representa uma grande oportunidade para os vendedores investirem em ofertas atrativas e aumentarem suas vendas”, afirma Felipe Piringer, head de Marketing da Shopee.

Categorias mais desejadas

A pesquisa mostra que a categoria casa, cozinha e decoração segue como a mais procurada. O segmento de roupas femininas teve crescimento expressivo, sendo escolhido por 35% dos entrevistados. Saúde e beleza aparece com 25%, enquanto acessórios de moda representam 23% das intenções de compra.

Além disso, os consumidores estão dispostos a gastar mais em celulares e acessórios, eletrodomésticos e itens de Informática, demonstrando maior interesse por produtos de ticket médio mais elevado.