Logo E-Commerce Brasil

Pinterest lança assistente de IA para personalizar consumo

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O Pinterest anunciou o lançamento do Pinterest Assistant, ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) que combina imagens, voz e texto para tornar a busca por inspirações e produtos mais intuitiva e personalizada. A proposta é aproximar a experiência digital da forma como as pessoas naturalmente buscam ideias no dia a dia

Pinterest lança assistente de IA para personalizar consumo
(Imagem: Divulgação/Pinterest)

O Pinterest Assistant foi lançado em versão beta para usuários com mais de 18 anos nos Estados Unidos e em dispositivos iOS. A expansão para outros mercados, idiomas e sistemas operacionais deve ocorrer nas próximas semanas.

Como funciona?

O recurso utiliza um modelo multimodal de IA desenvolvido pela própria plataforma. Segundo o Pinterest, ele supera soluções convencionais em mais de 30% na relevância das recomendações de compra.

De forma prática, portanto, o Pinterest Assistant analisa pins salvos, pastas, colagens e interações dos cerca de 600 milhões de usuários ativos mensais para oferecer sugestões em tempo real e adaptadas ao estilo de cada pessoa. A ferramenta também permite alternar entre diferentes modos de interação, digitando, falando ou mostrando imagens, para refinar os resultados.

De acordo com Bill Ready, CEO da companhia, o novo recurso reforça o papel do Pinterest como plataforma de descoberta e consumo.

“As pessoas, especialmente a Geração Z, dizem que a magia do Pinterest é que ele simplesmente as entende. Com o Pinterest Assistant, estamos ampliando essa magia ao usar IA para ajudar nossos usuários a descobrir e comprar como fariam com alguém que os conhece bem”, explica.