Logo E-Commerce Brasil

Perplexity lança agente de compras gratuito nos EUA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

A Perplexity anunciou na última quarta-feira (19) o lançamento de um agente de compras gratuito para usuários nos Estados Unidos. O recurso permitirá que consumidores comprem produtos diretamente após receberem uma resposta no chatbot da plataforma.

(Imagem: Reprodução)

Segundo o diretor comercial da empresa, Dmitry Shevelenko, a proposta é simplificar a jornada de compra. “A maioria das pessoas ainda quer fazer sua própria pesquisa. Elas querem um processo ágil e simplificado”, afirmou à CNBC.

A startup firmou parceria com o PayPal. Antes mesmo da liberação do novo produto, já era possível comprar itens de mais de 5.000 comerciantes por meio do mecanismo de busca da Perplexity. A empresa afirmou que o novo agente será mais eficiente na detecção de intenção de compra e trará resultados personalizados com base no histórico de buscas do usuário. A Perplexity não comentou se receberá receita proveniente das transações realizadas na plataforma.

No fim de 2023, a companhia havia lançado o “Buy With Pro”, disponível apenas para assinantes pagos. A nova versão gratuita substitui o modelo anterior, no qual a Perplexity atuava como intermediária. Agora, comerciantes parceiros do PayPal serão responsáveis diretamente por tarefas como cobrança, atendimento e devoluções. As proteções ao comprador do PayPal também serão aplicadas às transações feitas pela plataforma, segundo Michelle Gill, executiva que lidera a estratégia de agentes da empresa.

O movimento coloca a Perplexity em competição direta com a OpenAI, que anunciou em setembro o recurso Instant Checkout, permitindo compras dentro do ChatGPT. A OpenAI cobrará taxas sobre as transações e já opera com parceiros como Etsy e Shopify, além do próprio PayPal, que ampliou o acordo no mês passado.

A partir de 2025, usuários e comerciantes do PayPal poderão comprar e vender produtos diretamente pelo ChatGPT, reforçando a disputa por espaço no comércio mediado por agentes de IA. Segundo Gill, a empresa vem investindo em infraestrutura e segurança para acompanhar essa nova fase do setor. “Estamos muito animados com este lançamento, pois veremos o produto ganhar vida durante um período propício para compras”, afirmou.]

* Com informações da CNBC.