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Mercado de peixes ornamentais cresce e vira negócio lucrativo na internet

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Criar peixes ornamentais é um hobby de aproximadamente 11 milhões de brasileiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São muitas espécies que chamam a atenção pela exuberância das cores, tamanhos e a facilidade de criação. O aquarismo é um nicho de mercado que se expandiu nos últimos anos, ganhando espaço até na internet.

Paixão virou modelo de negócios

Há pelo menos duas décadas, o casal Alessandra e Roberto Sentanin comercializa peixes ornamentais e, desde meados dos anos 2000 estão no mundo virtual. A paixão pelos animais começou ainda criança e o que era um hobby se transformou em negócio.

“Os peixes se reproduziam e, então, íamos lá e montávamos um novo aquário. Só que chegou em um momento que não cabia mais aquário em casa, foi quando resolvemos negociar os peixes”, explicou Roberto Sentanin, sócio da RSDiscus, site especializado na venda peixes e outros itens para aquarismo.

O volume de negócios se expandiu em 2009, quando o casal mantinha a loja física e online. A presença na internet com um site básico já não dava mais conta, foi quando a empresa fechou uma nova parceria e escolheu a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, para hospedar a RSDiscus. A partir de então, as vendas cresceram ainda mais. “No início compramos um site, na qual os códigos eram fechados e a tecnologia bem básica, não havia atualização” explicou Roberto.

A nova plataforma ajudou a ampliar o negócio. “Quando mudamos para a Tray ficamos maravilhados com a possibilidade de ter sempre um site dinâmico, onde novas ferramentas de ponta são acopladas ao site”, acrescentou. Ainda de acordo com os donos, a mudança foi um divisor de águas nos negócios. O faturamento da loja online aumentou sensivelmente, passando dos R$ 200 mil ao ano, chegando a atingir os R$ 2 milhões.

Devido ao sucesso o casal decidiu manter as vendas somente pelo site da RSDiscus. A loja física deixou de existir. Segundo Roberto, na loja física era necessário ter estoque pois não sabia quando iria vender determinado produto, com isso, o capital ficava parado.

“Muitas pessoas só vão para olhar na loja e você tem gasto com energia, funcionário, então se tornou uma desvantagem. Na internet é diferente, lá o site é 24 horas, sete dias por semana, e não tem uma série de custos”, explicou. Além dos peixes, o site comercializa aquários, móveis, equipamentos, rações para peixes totalizando mais de três mil itens para os criadores.

Como funciona?

Os donos da loja se preocupam com o bem estar dos animais, por isso, tomam um série de cuidados. O envio da carga viva é feito sempre às segundas e quartas-feiras, para que a entrega seja feita na mesma semana de postagem e os animais não corram o risco de ficarem em terminal de cargas durante os fins de semana.

Antes de despachar, é solicitada a guia de trânsito animal ao Ibama e, assim que é emitida, a carga é encaminhada para a transportadora. Os peixes são colocados em embalagens térmicas, com oxigênio medicinal injetado de acordo com a distância e o tempo de transporte. A embalagem é selada em alta temperatura para vedação, colocada em sacos individuais dentro da embalagem térmica e, por fim, é envolta em caixa de papelão para uma segunda segurança.

A RSDiscus tem um escritório localizado em São Paulo (SP) de onde as compras são despachadas para todo o país. No interior do estado, o casal mantém um sítio com estufa para criação e armazenamento dos peixes.

A Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, é uma das empresas mais competitivas do mercado. A equipe de atendimento ofereceu todo suporte ao casal desde o primeiro contato feito com a unidade. “A partir das necessidades dos proprietários, foram traçadas estratégias que auxiliassem o crescimento do e-commerce”, acrescentou Willians Marques, diretor-geral da Tray.

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