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Loja virtual de artigos esportivos é referência nacional para os fanáticos por futebol

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O Futfanatics, empresa de e-commerce de produtos esportivos, surgiu há sete anos a partir de uma visão de mercado. Naquela época, encontrar produtos esportivos em lojas físicas ou no e-commerce era uma tarefa um tanto complicada. Diante disso, André Garcia, proprietário da empresa, decidiu investir no negócio. “A ideia nasceu porque era um nicho que eu gostava enquanto consumidor. A maioria dos produtos que procurava no comércio eu não encontrava, então resolvi apostar nesse mercado e atender a demanda que existia”, conta.

A empresa nasceu exclusivamente voltada para o e-commerce. “Na fase de planejamento e estruturação, procuramos uma plataforma que tivesse algo pronto para que não tivéssemos o trabalho de desenvolver do zero. Pesquisamos as ferramentas disponíveis, analisamos os recursos oferecidos e o custo, que tinha que ser baixo, pois era algo que não tínhamos a certeza se faria sucesso, então, todo cuidado com o investimento inicial era importante”, explica Garcia. Durante a análise, a plataforma que mais se adequou às necessidades da Futfanatics foi a da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb.

A ideia do empresário era escalar o negócio e com a plataforma da Tray foi possível definir essa meta, pois oferecia o plano ideal para a loja que ainda estava começando. “Se tudo desse certo e a loja crescesse, a plataforma da Tray iria crescer conosco e não precisaríamos buscar outro parceiro”, diz André.

Após a construção da loja, o passo seguinte foi investir na publicidade, por isso, o empresário buscou uma forma de investir em mídia com valores que cabiam no orçamento. Como o negócio de vender camisas de clubes de futebol representa um nicho exclusivo e diferenciado para colecionadores, a parceria com blogs e sites do segmento deu certo.

“Por não ter muito produto do tipo no mercado, conseguimos uma indexação orgânica boa e rápida, que trouxe volume de vendas, fazendo com que a gente conseguisse dar o start inicial na loja”, explica o dono do e-commerce.

Nos primeiros dias a loja virtual não registrou nenhuma venda, mas com o passar do tempo e a divulgação dos produtos, as vendas foram acontecendo gradativamente e, ao final do primeiro ano no ar, o e-commerce fazia de cinco a dez vendas por dia.

O crescimento atingiu excelentes números logo no segundo ano de operação, atingindo faturamento de R$ 1 milhão em vendas. “Foi uma curva ascendente, bem rápida. Desde então, o crescimento não parou, anualmente, entregamos 20% de crescimento da empresa”, acrescenta André Garcia.

A partir de 2017, a loja entrou para alguns marketplaces, mas o empresário ressalta que a maior fonte de receita são as vendas no canal próprio e no aplicativo. Mesmo assim, atualmente, a Futfanatics é a maior seller da Netshoes e está presente também na B2W, Mercado Livre e Amazon.

Ao longo dos anos várias melhorias foram implantadas no site e, segundo o empresário, o suporte da Tray foi fundamental nesse processo. Várias ferramentas oferecidas pela Tray ajudaram a fidelizar o consumidor e estabelecer a loja no mercado de artigos esportivos.

“A primeira foi a ferramenta de personalização, na qual o cliente pode customizar o produto, isso agregou em nossas vendas. Além disso, tiveram a integração com marketplaces, abertura do open code, no qual a gente consegue customizar o layout da loja com a equipe interna, criação do Easy Checkout, que tornou muito mais ágil a compra para o consumidor, ferramentas de brindes, descontos progressivos, tudo foi fundamental para ajudar no crescimento da plataforma e atrair um ticket médio mais alto”, afirma.

“As ferramentas oferecem liberdade e flexibilidade aos clientes, que ganham na autonomia, agilidade e facilidade para as operações na loja virtual. Assim, eles têm acesso a várias opções que integradas ao e-commerce vão ajudá-los no dia-a-dia, por isso, sempre estamos atentos às necessidades dos nossos clientes, lançando produtos que farão a diferença nas operações”, disse Willians Marques, Diretor e Fundador da Tray.

Com todo o suporte a Futfanatics continuou expandindo os negócios. Atualmente, o e-commerce é responsável pela gestão de algumas lojas virtuais de clubes de futebol, além da loja da Penalty, uma das principais marcas esportivas do Brasil. “A gente aproveita a base de dados da Futfanatics e pode integrar com outras lojas, onde o consumidor entra em um ambiente exclusivo, fazendo a gestão sempre com a Tray, tudo atrelado a um único sistema, é mais fácil e prático”, conclui André Garcia.

Leia também: Como atrair clientes para a sua loja virtual.