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Para varejistas, keyword search é o recurso mais importante de suas plataformas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quase todos os varejistas consideram a “keyword search” (sistema de busca através de palavras-chave) como parte essencial de sua plataforma de comércio eletrônico, de acordo com um estudo apresentado em abril de 2012 pelo E-tailing group (clique aqui para ler).

Ao pedir a executivos de e-commerce que classificassem 50 recursos em uma escala de até 5 pontos (5 sendo muito importante, e 1 sendo sem importância alguma), a empresa verificou que a “keyword search” foi indicada por 98% como sendo um recurso importante, um pouco importante ou neutro , tornando-o um pouco mais popular que as “vendas / especiais” (95%), e-mail como veículo de merchandising (94%), promoções sazonais (94%) e “o que há de novo” (93%). Outros recursos que foram lembrados por ao menos 90% dos entrevistados foram “cross-sells” (92%) e “avaliações de produtos e opiniões” (91%).

Varejistas estão atentos ao Mobile Commerce

Os dados da pesquisa indicam que os comerciantes on-line estão cada vez mais enxergando o potencial do mobile commerce (comércio através de dispositivos móveis). Este ano, 85% dos entrevistados classificaram esta como uma das três principais táticas, aumento de 25% em relação aos 68% que responderam o mesmo no ano passado. Isto pode ser explicado pelo aumento do tráfego de usuários de aparelhos portáteis a sites de e-commerce: 51% dos comerciantes afirmam ter registrado ao menos 5% do seu tráfego proveniente de navegadores ou aplicações móveis, um grande aumento quando comparado aos 9% que indicaram este mesmo nível no passado ano. Na verdade, o m-commerce representa ao menos 3% da receita para pouco mais de um terço dos entrevistados.

Ainda assim, apenas 10% dos varejistas afirmam que a taxa de conversão do mobile commerce é superior ao do site de e-commerce tradicional, enquanto apenas 3% dizem o mesmo para “stand-alone native applications” (aplicações autônomas nativas). Os Tablets apresentam um melhor desempenho, com 22% dos entrevistados afirmando que as taxas de conversão destes dispositivos são um pouco ou muito melhor quando comparada aos sites tradicionais. De acordo com os resultados do estudo de abril da Rich Relevance (Clique aqui para ler), a taxa média de conversão do iPad foi o triplo em comparação com outros dispositivos (1,5% x 0,5%), embora ainda esteja atrás das taxas de conversão de computadores desktop e laptop (2,3%).

Comércio pelo Facebook não é tão importante para varejistas

Mensurando as compras sociais pela primeira vez, o e-tailing group descobriu que enquanto os recursos “Mais votados” (87%) e “Curtir” do Facebook (81%) apresentaram uma boa pontuação, o login social (56%) e o comércio através da rede social – F-Commerce – (51%) foram vistos como importantes por uma proporção menor de varejistas da web. Isto é reflexo da baixa aceitação por parte dos inquiridos, com apenas 19% dos entrevistados afirmando que estão incorporando ou planejam incorporar o login social em suas plataformas nos próximos 12 meses, enquanto 25% dizem o mesmo para as lojas do Facebook.

Em contrapartida, 95% possuem ou planejam ter uma página no Facebook, enquanto cerca de 4 em cada 5 têm ou planejam incorporar opiniões dos clientes e botões “curtir” em páginas de produtos.

Outras Descobertas:

Rich Media, tais como zoom e vídeo, foram classificadas como importantes por, respectivamente, 92% e 86% dos comerciantes, o que representa um aumento de 11% no ano a ano em ambos os casos.

Serviços de chat on-line (74%) e programas que estimulam a recompra de produtos (68%) também aumentaram em importância na opinião dos varejistas da internet, com crescimentos de 15% e 12%, respectivamente.