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Para executivos, experiência do consumidor ainda é melhor off-line que on-line

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Profissionais de e-commerce e de e-business têm maior probabilidade em afirmar que a experiência do consumidor é melhor no estabelecimento físico que na plataforma on-line, segundo uma pesquisa global divulgada pela Econsultancy e Tealeaf, em junho de 2012 . 53% dos entrevistados afirmaram que a qualidade do serviço prestado junto ao consumidor em lojas físicas é bom, à frente dos 36% que atribuíram este mesmo nível para o seu canal na internet. Apenas 18% dos inquiridos acreditam que a experiência proporcionada por sites projetados para aparelhos móveis é boa, embora esta proporção tenha dobrado em relação ao ano anterior.

Enquanto isso, 49% dos executivos dizem que a qualidade da experiência do cliente em call centers é boa. De acordo com um estudo realizado pela Maritz, também divulgado em junho, cerca de um quarto dos consumidores com idades entre 18 e 44 anos revela que o telefone é o seu método de contato preferencial, proporção que aumenta para um terço entre aqueles com mais de 45 anos.

Consumidores ficam contentes ao obterem respostas

O compradores ficam satisfeitos quando suas indagações são respondidas pelas empresas, embora eles nem sempre usufruam desse “privilégio”. 95% dos entrevistados que contataram diretamente uma empresa (como ligar ou mandar e-mails) receberam uma resposta, enquanto apenas 58% dizem o mesmo para suas solicitações nas redes sociais.

Entre aqueles que receberam respostas através de canais direto, 60% revelam que ficaram muito ou moderadamente satisfeitos, à frente dos que foram atendidos publicamente (58%).

Atendimento ao cliente pode transformar compradores em vendedores

A importância de se manter um cliente satisfeito com a empresa pode ser ampliada com a possibilidade de se tornarem vendedores. De acordo com o relatório da Econsultancy, 88% dos executivos concordam que clientes felizes são os seus melhores vendedores, incluindo 40% que estão muito convencidos sobre isso, alta de 6% em relação ao ano anterior.

Outros resultados do estudo:

Apenas 39% dos entrevistados afirmam ser possível entender o comportamento do e-consumidor através de seus estabelecimentos tradicionais.

47% dos executivos consideram positiva a experiência do cliente multicanal, ligeiramente à frente da proporção que considera excelente (6%) ou bom (21%).

57% dizem que não há comunicação integrada entre a equipe que opera on-line e no call center.