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Como converter pontos de contato de pagamentos em ferramentas de marketing

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

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Gabriel Mazzone, Gerente de Marketing para a América Latina da Worldpay, falou durante o segundo dia de palestras do The Future of E-commerce edição Martech sobre como converter os pontos de contato de pagamento no e-commerce em ferramentas de marketing. No e-commerce, o cartão de crédito continua o favorito dos consumidores. Mesmo assim, o executivo fez o alerta para que os lojistas pensem na importância de oferecerem outros meios além dele na hora do pagamento. Isso porque, segundo a pesquisa Power Your Payments 2021, a maior parte dos consumidores desiste de comprar online caso seu método preferido de pagamento não esteja disponível. “É significativo ter um mix de pagamentos adequado para a sua vertical”, disse Mazzone. “Sabendo que o cartão de crédito é o lugar comum, como se sentem os clientes ao descobrirem que seu método de pagamento preferido não está disponível?”, ele indaga? Ele defende ainda que cada nicho terá suas particularidades, mas é importante estudar quais são as variáveis que precisam ser monitoradas. A tabela acima mostra que, dependendo do meio de pagamento e da categoria, alguns setores precisam considerar atualmente os métodos de pagamento alternativos tanto quanto o cartão de crédito. “No final do funil de compras, é possível que estejam faltando vendas por falta de algum método específico”, argumenta o executivo.

Comunicação

Outro ponto importante para Mazzone é dar ao consumidor todos os motivos pelos quais uma compra não foi aprovada em caso de erro no pagamento. “Se não houver uma explicação clara sobre o que está acontecendo ao ocorrer um erro, a maior parte dos consumidores vão desistir da compra”, ele explica. Informar ao consumidor exatamente o que deu errado com a sua opção de pagamento e como consertar a situação para continuar a compra pode ser uma maneira de evitar um abandono de carrinho e garantir uma conversão que estaria perdida. Hoje os provedores de pagamento na internet já tem essa capacidade de avisar ao consumidor se a compra não foi aprovada por risco de fraude, número do cartão digitado errado ou incompatibilidade com nome ou documento.

Redirecionamento inesperado

Algumas soluções de pagamento requerem que o consumidor mude de página para efetuar o pagamento, mas as pessoas não gostam disso, ainda mais de forma inesperada. A pesquisa Power Your Payments 2021 mostra que os brasileiros que desistem da compra em uma situação como essa são maioria. “Comunique o redirecionamento do seu consumidor e faça ele sentir segurança nesse processo”, orienta Mazzone. Para ele, a palavra chave é “inesperado”. Ele acredita que se o redirecionamento for avisado e não houver motivo para desconfiança, o consumidor tenderá a concluir a compra.

Dados de pagamento do consumidor

Outra tendência cada vez mais aceita entre os brasileiros envolve a facilidade com o checkout na hora do pagamento: a tokenização dos cartões. Essa prática não só salva as informações de pagamento para transações futuras, como tornam a experiência por assinatura mais fluida e fácil. A pesquisa mostra que o brasileiro gosta desse tipo de serviço, que facilitam a compra e encurtam etapas na hora de cadastrar informações. Para Mazzone, a orientação é clara: ofereça cartão de crédito e pergunte se o consumidor quer salvar as informações. Confira os slides da apresentação aqui: https://pt.slideshare.net/ecommercebrasil/the-future-of-ecommerce-como-converter-pontos-de-contato-de-pagamento-em-ferramentas-de-marketing Leia também: Live commerce: uma estratégia para aumentar as vendas e humanizar o e-commerce. Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil.