Open Banking deixará o sistema financeiro mais competente, competitivo e inclusivo, afirma executivo Banco Central
“Fala-se de pessoa física, mas o varejo e a indústria são clientes das instituições e dos bancos. E há muitos benefícios que o e-commerce pode aproveitar no Open Banking”, afirma Guilherme Thémes Miguel José, Chefe de Subunidade no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central.
No segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2021, Guilherme Thémes Miguel José, que atua na área de regulação do sistema financeiro, sendo responsável por estudos e proposições de normas sobre produtos e serviços bancários, regras de condutas e de relacionamento com o consumidor, destacou o novo serviço do Banco Central.
De acordo com ele, o sistema nacional é tido como um dos melhores do mundo. “O Brasil, após passar por diversas épocas de hiperinflação, fez com que o próprio Banco Central precisasse correr atrás para se tornar mais eficiente e lidar com instabilidades”, afirmou o especialista.
O Open Banking será responsável pela padronização do processo de compartilhamento de dados e serviços financeiros entre as organizações autorizadas pelo Banco Central e dará a integração do serviço financeiro à jornada digital do consumidor. Além de possibilitar novos serviços e novos produtos, tanto para a pessoa física quanto para a pessoa jurídica. O executivo afirmou que “o cliente ficará no controle, ele é o titular e tem o poder de decidir se quer iniciar um pagamento ou não, com uma visão centralizada e respeitando as leis, como a do sigilo bancário”.
Ao falar sobre compartilhamento de dados, ele explica que será gratuito e o usuário não pagará nada, apenas o que a instituição poderá cobrar pelos serviços que estão por trás desse compartilhamento.
Inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade. Esses são os cinco pilares do BC, segundo o especialista. De acordo com ele, a nova plataforma, o Open Banking, se encaixa na competitividade e tem como objetivo democratizar e incluir a sociedade no sistema financeiro. Entre os principais benefícios para os clientes estão a redução na assimetria de informação, a redução das inércias de mercado, a intensificação da concorrência e a montagem de seu banco pelo cliente.