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Como trazer uma loja conceito para o digital?

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

“Como trazer uma loja conceito para o digital?” foi o tema do debate mediado por Augusto Rocha, Erick Melo e Jean Makdissi, que, a convite do E-Commerce Brasil, recebeu Fernando Montanari, Gerente de Projetos de Inovação e e-Business da Nestlé.

Montanary abriu sua palestra falando sobre transformação digital da marca KitKat “Resolvemos mudar a experiência de compra, que antes, como qualquer outro produto, era realizada somente nos supermercados e padarias, agora é diretamente para o consumidor, através da loja KitKat Chocolatory, no Shopping Morumbi, por exemplo.”

Lançada em 2019, a primeira flagship das Américas se destaca pelas experiências digitais e, segundo Fernando Montanari, foi necessário estudar o consumidor brasileiro para poder fazer a implementação.

“Estudamos o consumidor de KitKat no Brasil, o consumidor Jovem e consumidores de diversos países. A loja é cheia de experiência digital, com gamificação, voltado para a geração Z e com produtos personalizados”, completou Montanari. Entre as experiências, disponibilizadas na loja, está a customização de embalagens, personalização de chocolates — incluindo imprimir sua foto –, realidade aumentada e games.

Na sequência, após falar sobre o lançamento da flagship, o Gerente de Projetos de Inovação comentou que surgiu o plano de expansão da marca, traçado para outros pontos de vendas, como o e-commerce. Ele destacou que, com a pandemia, o plano da jornada digital ganhou mais força e foi replicado o conceito do offline para o online.

“Decidimos criar um produto que fosse mais simples e possível de se tornar realidade. Usamos a estrutura das lojas físicas, espalhadas pelo Estado de São Paulo, para criarmos o e-commerce. Simplificamos o processo, utilizamos a logística e mantemos a experiência para a loja online”, explica o especialista.

Diante da estrutura física, com um site diferenciado e focado na experiência do consumidor, a marca segue inovando e criando conteúdos alternativos. No final de sua palestra, Fernando Montanari destacou a “Break Society”, uma comunidade, dentro da loja online, criada para oferecer descontos, conteúdos e produtos exclusivos para os associados.

“Foi a primeira iniciativa da Nestlé, de venda direta para o consumidor, então foi preciso balançar a estrutura e reunir todas as áreas. Depois disso, a Nestlé vem lançando vários projetos legais, com vendas diferentes e que estão bebendo dessa experiência e facilitando o processo”, encerrou Fernando Montanari.

Por Ana Laet, em cobertura especial do Fórum E-Commerce Brasil 2021.

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