De acordo com pesquisa do relatório Chain Reaction, da Retail Week, são três os principais setores de tecnologia que recebem investimentos de empresas do varejo. Segundo o levantamento, feito com 50 profissionais da cadeia de suprimentos, TI e tecnologia, são estes:
- Análise de dados e visibilidade da cadeia de suprimentos em tempo real (42%);
- Níveis precisos de estoque (36%);
- Melhoria das condições de trabalho do armazém e da fábrica (30%).
Produzido em associação com Grey Orange, o estudo também levanta questões sobre as prioridades e desafios de investimento dos profissionais de varejo, como eles se sentem sobre seu papel e equipe de liderança e o que eles acreditam ser necessário para estratégias de sucesso.
Apesar de vários centímetros de coluna dedicados à escassez de mão de obra que afeta o varejo, apenas 6% dos 50 executivos disseram que a contratação externa era uma prioridade de investimento para seus negócios.
Da mesma forma, embora haja muito foco nas oportunidades de uso das lojas como parte da rede de entrega, apenas 10% estão priorizando o microatendimento (ou seja: entrega de centros de distribuição urbanos ou lojas).
Quando se trata de onde esses executivos de varejo acreditam que seus negócios deveriam investir hoje para impulsionar a mudança, ao contrário de onde o investimento está realmente acontecendo hoje, 30% disseram que queriam que seu varejista colaborasse com mais terceiros, seguido de requalificação da equipe de linha de frente em atendimento (16%) e diversificação de fornecedores (14%).
Tecnologia e futuro
Olhando para o futuro, o maior volume de líderes pesquisados (50%) percebeu que os serviços de entrega sob demanda são a tecnologia mais transformadora para o futuro das cadeias de suprimentos de seus negócios, seguidos pela automação de robótica de armazém (42%) e análise preditiva de dados (42 %).
No entanto, há uma lacuna nas estratégias da cadeia de suprimentos de curto prazo e no planejamento de longo prazo.
Mais atenção
Por exemplo, a entrega sob demanda é apenas uma prioridade atual para 22% das 50 organizações de varejo representadas na pesquisa, e a implementação da automação robótica orientada por IA dentro do armazém é a mais importante na agenda de apenas 18% dos líderes da cadeia de suprimentos .
Os dados sugerem que os investimentos em tecnologia mais transformadores para a proteção do futuro da cadeia de suprimentos não estão sendo atendidos pela maioria do setor e os varejistas precisam começar a expandir seu foco.
Leia também: Tecnologia e atendimento personalizado: futuro do customer experience
Fonte: Retail Week