A procura por produtos voltados à saúde da pele estão em alta no varejo digital, devido a uma maior preocupação das pessoas com autocuidado
A demanda no mercado skincare (cuidado com a pele) global deu um salto significativo nos últimos anos e chegou a US$ 14,92 bilhões, segundo dados da Global Newswire. O Brasil é um país particularmente vaidoso, sendo o quarto no mundo em consumo de beleza, atrás apenas de potências como Estados Unidos, China e Japão.
Com o aquecimento nas vendas deste nicho, surgem naturalmente novas marcas com produtos de diferentes fórmulas, como hidratantes, cleansers, creme para a área dos olhos, entre outros. Segundo a Digital Information World, no país, esses produtos já representam 7,3% das vendas por e-commerce.
Na RD Marketplace, canal exclusivo de produtos de saúde, bem-estar e beleza da RaiaDrogasil, a categoria de skincare já está entre uma das mais buscadas, mesmo fora da sazonalidade. Segundo Marcos Antônio, representante comercial do marketplace da RD, essa não é uma categoria que oscila no verão ou do inverno, cenário que afeta outros nichos de produtos como proteção solar e tratamentos capilares, por exemplo, na sazonalidade.
“Acho que a grande vantagem do digital nessa categoria de skincare é o acesso ao conteúdo. Da mesma forma que temos menos contato com o varejo físico, ganhamos na quantidade de informação a respeito das características de cada componente do produto, seus efeitos desejados e o modo de aplicar. Além disso, no digital você tem acesso ao portfólio completo de uma determinada linha ou marca, grande diferencial que oferta todas as possibilidades ao cliente e eleva o ticket médio de cada pedido”, aponta Marcos.
Ainda segundo o representante da RD, a sociedade hoje busca uma melhora na autoestima. “A rotina de skincare influencia diretamente na recuperação da autoestima, no cuidado estético e isso reflete no bem estar das mulheres e dos homens”, conclui.
Torna-se cada vez mais comum encontrar imagens de pessoas compartilhando sua rotina de autocuidado nas redes sociais. São variados os fatores que levam à essa onda, sendo um deles o fato de que o mundo pós-pandemia reflete uma vida mais digital, em que o cotidiano ganha uma vitrine virtual.
Um dos temas mais populares entre os influenciadores digitais é justamente a prática de autocuidado e bem-estar, em especial o skincare . É o que garante a micro-influenciadora digital Jéssica Bordonal, que promove conteúdos com dicas de beleza na sua página @skincaredanoiva. “Recebo diariamente perguntas do tipo ‘como posso cuidar da minha pele oleosa?’ ou ‘que produto vai me ajudar com as acnes?’. Essas perguntas vêm de pessoas que querem se cuidar e por isso procuram dicas para que esse autocuidado aconteça. Para mim a importância do skincare é estar bem consigo mesmo, é tirar um momento do seu dia para se cuidar e se conhecer”, reflete Jéssica.