O que antes exigia uma maquininha física, hoje cabe no bolso — literalmente. Durante o Fórum E-Commerce Brasil 2025, o maior evento de varejo digital da América Latina, a Zoop subiu ao palco com um tema que vem ganhando cada vez mais força e escala no mercado: o Tap to Pay, que transforma aparelhos celulares em terminais de pagamento.

Não à toa essa tecnologia já está nas mãos de mais de um terço dos pequenos e médios lojistas do país: ela permite que qualquer celular com NFC aceite cartões de crédito, débito e Pix por aproximação. Além disso, funciona com ou sem senha, em Android e iOS, e até em transações parceladas.
Praticidade, escala, inclusão e resultado
No painel “A Revolução do Tap to Pay no Brasil”, Cesario Martins, CEO da Zoop, explicou porquê o Tap to Pay passou rapidamente de tendência a realidade cotidiana e trouxe uma visão estratégica sobre essa virada no comportamento de consumo.
Durante sua fala, o CEO apresentou uma pesquisa inédita, realizada pela Zoop em parceria com a PiniOn, que reforça que o Tap to Pay já é comportamento estabelecido. Entre os números mais relevantes, constam:
● 52% dos consumidores brasileiros já pagaram diretamente em celulares de vendedores.
● O ticket médio via T2P chega a R$525 — mais de 3 vezes o valor registrado no POS tradicional (R$151).
● As compras parceladas representam 27% das transações no T2P (vs. 5% no POS).
● 65% das vendas via T2P já ocorrem sem necessidade de senha.
Os números mostram que a aceitação cresce tanto entre empreendedores, que aproveitam a praticidade no dia a dia de seus negócios, quanto consumidores, que encontram mais agilidade e conveniência em suas experiências de compra.
Liderança em um novo capítulo dos pagamentos
Você pode até não ter percebido ainda, mas a tecnologia da Zoop está por trás de cases que representam (e impulsionam!) a diversidade do mercado brasileiro. No Nubank, por exemplo, ela viabiliza pagamentos presenciais para PMEs — com uma solução para atender microempreendedores que atuam em feiras e atividades eventuais.
Com um modelo white label, os parceiros podem manter a relação com o cliente final enquanto a Zoop opera a infraestrutura por trás, com escala e segurança.
Outros exemplos de aplicação do Tap to Pay incluem:
● Forças de venda em campo, com SDK embarcado nos apps dos vendedores;
● Marketplaces e entregadores, com pagamento direto e split integrado;
● Varejo físico, que elimina filas com o pagamento feito no ato, pelo próprio vendedor (inclusive com prateleira infinita via catálogo digital).
Outro diferencial está na capilaridade: ao operar por meio de marcas que já têm relação de confiança com públicos periféricos e informais, a Zoop contribui para a inclusão de milhares de pequenos negócios no ecossistema financeiro digital. O Tap to Pay, somado ao Pix, representa uma combinação poderosa de acesso, confiança e autonomia.
O painel no Fórum E-Commerce Brasil evidenciou um movimento em curso: o celular está se consolidando como o novo ponto de venda do varejo brasileiro. A Zoop, com tecnologia flexível, regulada e embutida nas maiores marcas do país, se posiciona como protagonista dessa virada.
Indo muito além de identificar e seguir tendências, é assim que se desenham os próximos passos no que diz respeito a pagamentos: com impacto direto na experiência de compra, no acesso ao crédito e na democratização da tecnologia para quem mais precisa dela.
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