Logo E-Commerce Brasil

Como a sua plataforma de e-commerce pode te ajudar em sua estratégia de frete

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Segundo dados de 2018 do Reclame Aqui, 64% dos consumidores admitem ter abandonado o carrinho de compras devido ao valor cobrado para entrega. Por isso, o cálculo de frete é fundamental para garantir suas vendas e sua lucratividade. É preciso encarar o processo de envio como um ponto estratégico de sua empresa, principalmente em um país com dimensões continentais como o Brasil.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como otimizar suas estratégias nesse sentido. Em razão disso, a Nuvemshop levantou algumas dicas para ajudar a tomar suas decisões.

1 – Entenda como o frete é calculado

O primeiro ponto importante é identificar como os valores de frete são calculados pelas transportadoras. Normalmente, todas levam em conta a origem, o destino, o peso e as dimensões da embalagem do produto enviado.

Diante disso, é muito importante colocar as especificações exatas dos produtos, adicionar corretamente as tabelas de preços de frete e escolher as melhores opções de embalagem, para não ocorrer cobranças extras pelo espaço que a mercadoria ocupa no veículo da transportadora.

2 – Pense estrategicamente

Garantidos esses pontos fundamentais, é importante dar início a decisões mais estratégicas. A principal delas é avaliar todas as possibilidades de entrega disponíveis para oferecer alternativas que melhorem a experiência dos clientes dentro da loja.

Uma estratégia muito comum é usar o frete grátis como um benefício, o que impacta positivamente a decisão dos clientes. Porém, avalie com cautela essa opção, pois isso pode afetar sua lucratividade. Verifique quais são seus custos reais com frete e encontre um ponto ideal para oferecer esse benefício. Uma sugestão é passar o custo do frete para o preço do produto, assim a influência mental que o valor causará em seus consumidores será menor.

A comunicação é outro ponto a se levar em conta. Deixe muito claro aos clientes quais são os prazos de entrega. Essa informação deve estar em diversos locais do site e ser de fácil acesso. Idealmente, comunique novamente o prazo no e-mail de confirmação. Também deixe claro quais são os canais de contato de sua loja e quais os horários de atendimento — tudo isso passará mais credibilidade aos clientes.

3 – Escolha a parceria ideal nesse processo

Com todos esses pontos em consideração, entra em ação um outro aspecto fundamental para que essa experiência seja positiva: sua plataforma de e-commerce. Ela precisa oferecer alternativas e ferramentas que proporcionem as soluções que você necessita.

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que tem sua API — Interface de Programação de Aplicativos — aberta. Isso possibilita a associação com aplicativos de logística do mercado, gerando maior produtividade, menor custo e uma experiência superior na integração com parceiros relevantes que exercem papel essencial no mercado de frete, como Loggi, Melhor Envio, Frenet, Mandaê e Manda Bem.

Sempre em busca de potencializar os resultados dos lojistas, a marca entende que a abertura da API colabora com o melhoria dos resultados, pois o impacto que cada carrinho abandonado gera nas vendas do lojista é grande.

A Nuvemshop não quer que mais de 60% dos consumidores deixem de comprar nas lojas virtuais devido a impactos gerados pelo custo do frete. Por isso, investe forte para garantir que suas funcionalidades tragam praticidade nas integrações e uma variedade enorme de ofertas para encaixar com as demandas do mercado.

Leia também: Nuvemshop: 8 desafios (e soluções) ao mudar de plataforma.