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Nuvemshop: 8 desafios (e soluções) ao mudar de plataforma

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Trocar de plataforma é uma decisão difícil. Afinal, muitas vezes, o orçamento aplicado na plataforma atual é elevado e construir uma loja virtual com alta performance leva tempo. Como qualquer mudança, o processo de migração é complexo. Além do vínculo forte, o lojista já tem facilidade em manusear a ferramenta atual.

Mudança de plataforma Nuvemshop

Mudando a “casa” da sua loja/Imagem: Nuvemshop

Entretanto, com o tempo, motivos diversos podem criar um atrito entre o lojista e a plataforma de e-commerce. Podem surgir problemas como: instabilidades, bugs, falta de atualizações, falta de ferramentas essenciais para o negócio e, às vezes, até mesmo a saída do seu fornecedor do mercado.

Quando uma dessas situações acontece, o primeiro sentimento que toma conta do lojista online é o medo. Medo de perder toda a sua relevância em SEO e de não encontrar em outras plataformas um layout que realmente atenda às suas necessidades. Além disso, principalmente, medo de ter uma queda brusca nas vendas durante a migração.

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Muitas vezes, o proprietário da loja sente que sua plataforma atual não acompanha o crescimentos e não será capaz de sustentar os novos desafios que o seu sucesso trará. Por isso, mesmo com todos esses medos, ele sabe que é hora de mudar.

Diante desse desafio, a Nuvemshop, plataforma dedicada a ajudar pequenas e médias empresas a criar sua própria loja virtual, desenhou de forma didática os 8 principais pontos de atenção no processo de migração de uma plataforma de e-commerce para outra:

1 – Tecnologia

Garanta que a sua nova plataforma de e-commerce tenha conexão com todos os sistemas que você utiliza atualmente. Se ela não tiver, ela precisa possibilitar essas conexões via API. Na Nuvemshop, as APIs são abertas, o que permite conectar a loja ao seu ERP — Sistema Integrado de Gestão Empresarial — ou a outras ferramentas de marketing, CRM, envios etc.

2 – Migração de cadastros, produtos e conteúdos

Faça o backup de tudo que tem em sua loja atual. Por exemplo, salve a base de clientes e produtos para evitar a perda de todas as informações da loja caso haja algum problema. Plataformas como a Nuvemshop possuem formas de fazer esse carregamento de informações de forma massiva e rápida.

3 – Escolha de agência

Caso você esteja considerando contratar uma agência para criar um layout personalizado, é fundamental conhecer o trabalho dessa agência e garantir que ela tenha domínio total da plataforma para qual será realizada a migração.

Alinhe muito bem esse processo e, principalmente, os prazos de entrega. Hoje, a Nuvemshop oferece um amplo número de agências parceiras que poderão ajudar na sua migração.

4 – Novo Layout

No processo de migração, muitas vezes é necessário fazer alterações no visual da loja. Para se poupar de grandes atritos, evite mudanças radicais.

Você e seus compradores estarão vivendo uma nova experiência com a plataforma. Deixe essas mudanças para o futuro, quando a migração já estiver consolidada. A Nuvemshop oferece uma grande gama de layouts gratuitos e com ótima usabilidade.

5 – Redirect 301

O redirect 301 nada mais é do que uma indicação de que a estrutura da URL mudou. O redirecionamento garante que tudo que o Google indexou até agora será levado para a nova plataforma.

Isso certifica que você não perderá o ranqueamento do seu site e nem visitas orgânicas. A Nuvemshop desenvolveu uma série de documentos que podem te ajudar nesse processo.

6 – Testes

Faça todos os testes possíveis antes do go live, evitando frustrações na hora de inaugurar a nova loja. Sendo assim, teste links, acessos, e-mails de confirmação, acesso aos produtos, formas de pagamento e frete.

E, o mais importante, garanta que no momento do go live você tenha um time atento ao processo e pronto para resolver qualquer problemas eminente.

7 – Go Live

É muito importante que o dia D — ou o dia do lançamento da sua nova loja — tenha sido planejado com antecedência e que todos os envolvidos estejam cientes da importância desse momento.

Evite inaugurar sua loja em datas comemorativas que sejam importantes para o seu e-commerce. Além disso, nunca migre a plataforma em uma sexta-feira ou em um final de semana. Segundas-feiras são bons dias, pois você garantirá o suporte de todos: plataforma, parceiros e agência.

8- Comunicação

É muito importante que as pessoas que cheguem ao seu site saibam que você está de cara nova e que há novidades. Inclua banners na Home e envie e-mails para a sua base apresentando as inovações. Isso vai estreitar o relacionamento com seus clientes.

Uma sugestão que pode ajudar muito é solicitar feedbacks aos consumidores nessas primeiras semanas de migração. Dessa forma, você pode fazer ajustes e entender o que está funcionando e o que requer melhorias.

Essas dicas são fundamentais para transformar a sua migração em um processo o menos doloroso possível. Planeje, pesquise e busque uma plataforma realmente parceira e preparada para atender às suas necessidades, como a Nuvemshop.

Além da estabilidade, nossa plataforma possui quantidade ilimitada para pageviews e inserção de produtos, foco em segurança da informação com checkout seguro, que ajuda com o aumento das taxas de conversão, e investimento em layouts gratuitos e responsivos que tornarão a experiência dos clientes ainda melhor.