Logo E-Commerce Brasil

NRF 26: Pepsico atende demanda do consumidor e se reinventa por um consumo mais saudável

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado digital desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ver página do autor

A PepsiCo é a empresa com o maior portfólio de produtos alimentícios no ramo de petiscos do mundo. De acordo com o Presidente da empresa, Michael Del Pozzo, existe uma preocupação constante em continuar acompanhando o consumidor em todas as mudanças na sociedade.

O executivo palestrou no segundo dia da NRF 2026 e explicou o processo de reinvenção constante da companhia, acelerado nos últimos anos por uma demanda de saúde e bem-estar.

Saúde em primeiro lugar

Segundo ele, as pessoas estão em busca de uma variedade de produtos cada vez melhor nutricionalmente. Hoje, é indispensável que os produtos sejam mais saudáveis, não apenas ter opções saudáveis no cardápio. “O consumidor não quer um novo salgadinho saudável, ele quer que aquele salgadinho que ele já gosta não tenha corantes, ingredientes artificiais e aditivos”, explica.

O apelo ganha força ao considerar um cenário de produtos cada vez mais fit, com acréscimo de proteína ou focado em alguma restrição alimentar.

Cultura omnichannel

A novidade, no entanto, precisa acompanhar o “core” da empresa como uma mudança que faz parte de sua missão e processo criativo. Além disso, há uma preocupação real em mensurar as novidades nos resultados de vendas, bem como a resposta do público às transformações.

De acordo com Pozzo, hoje é possível falar de uma jornada realmente omnichannel independe da estratégia do canal, uma vez que não faz mais sentido avaliar se as compras são feitas no físico ou no online. Muitos produtos da loja física podem ser entregues pelo delivery e assim por diante.

Parcerias e uso de dados são dois pilares principais para que a operação funcione de forma mais tranquila. “Granularidade importa hoje em dia mais do que qualquer outra estratégia”, afirma.

A estratégia de desenvolvimento e lançamento dos produtos é amplamente afetada por essa dinâmica.

A reformulação dos produtos passa ainda por uma nova demanda: fibras, proteínas e necessidades específicas sem comprometer o gosto. Para Pozzo, o caminho das empresas de alimentos e bebidas passa pela premissa de ter algum efeito positivo para o consumidor, tenha ele alguma restrição ou não.