O cenário do comércio digital no Brasil vive um momento de efervescência, incentivado pela chegada do TikTok Shop. Para debater e apresentar estratégias nesse panorama, a Monks, Agência do Ano no TikTok Ad Awards 2024 e primeira agência no Brasil a conquistar o selo do programa de Parceiros de Marketing da plataforma, estará presente no Fórum E-commerce Brasil 2025. Orientada pelo o modelo Real-time Brands – que combina social media, experiência do cliente e gestão de marca – e com um HUB dedicado à inovação no TikTok, a Monks está preparada para auxiliar as marcas a explorarem o melhor do TikTok Shop.

Um dos fatores que motiva o social commerce é a inflexão no mercado publicitário, com as marcas migrando de formatos tradicionais para o marketing de influência. Com mais de 50 milhões de criadores globais, a economia de influência cresce 20% ao ano e deve movimentar US$ 500 bilhões até 2027, de acordo com relatório da Goldman Sachs. Esse avanço é um reflexo da força desse modelo, pautado na proximidade com a audiência. Em vez de figuras inatingíveis nas telas grandes, os micro influenciadores tornaram-se os novos interlocutores das marcas — permitindo maior autenticidade no conteúdo, um impacto significativo na base de seguidores e, em muitos casos, um retorno mais qualitativo e um custo menor.
O avanço do social commerce potencializa a conexão com a audiência. Plataformas como TikTok Shop não apenas promovem produtos, mas integram toda a jornada de compra – da descoberta à conversão – sem que o consumidor precise sair do aplicativo. “Essa fluidez elimina fricções na jornada do consumidor, permitindo a descoberta e a aquisição de produtos em um único ecossistema digital. Para as organizações, isso significa a oportunidade de capitalizar a espontaneidade da descoberta e a influência dos criadores de conteúdo de maneira inédita”, explica Vinicius Brazão, Media Associate Director da Monks.
O TikTok Shop se destaca justamente por sua natureza híbrida, atuando como uma verdadeira plataforma de e-commerce e entretenimento. Essa fusão é chave: segundo dados do TikTok, 73% das pessoas consideram a plataforma um destino de entretenimento e surpreendentes 83% já assistiram a conteúdo que as motivou a fazer compras dentro e fora da plataforma. Isso significa que o TikTok Shop não é apenas um canal de vendas, mas um ecossistema onde o consumo se entrelaça com a cultura. Notavelmente, o programa de afiliados com criadores é esperado para ser a principal fonte de receita da plataforma, reforçando a importância dos criadores, já que 58% da audiência do TikTok confia mais em marcas associadas a eles.
Dessa forma, o TikTok Shop surge para redefinir a experiência de compra, reconfigurando a forma como os consumidores interagem com as marcas. “A capacidade de falar dos produtos de maneira criativa e personalizada, considerando os diferentes interesses e comportamentos dentro da plataforma, oferece um potencial de ROI significativo para quem souber explorar essa dinâmica. É nesse cenário que a Monks, com seu modelo de Real-time Brands e ferramentas proprietárias de IA, está equipada para guiar as marcas, garantindo agilidade e relevância contínua em um ambiente digital em constante mutação”, completa Vinicius.
Reconhecida como Primeira Agência de IA do Ano pela Adweek em 2023, Agência Multimomento no AI Assessment do Google em 2024 e Organização Pioneira em IA no The One Show em 2025, a Monks utiliza a IA para otimizar processos, gerar insights valiosos e escalar a produção de conteúdo relevante para plataformas de social commerce. Essa expertise em IA, aliada ao profundo conhecimento das dinâmicas das redes sociais, permite que a agência não apenas responda rapidamente às tendências, mas também antecipe movimentos do mercado, garantindo que as marcas estejam sempre à frente e capitalizem ao máximo as oportunidades oferecidas pelas plataformas, especialmente no crescente universo do TikTok Shop.
Para varejistas e lideranças de marketing que buscam desvendar o potencial do TikTok Shop para impulsionar suas marcas, a Monks convida a visitarem seu estande na 16ª edição do Fórum E-commerce Brasil.