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Mês do Consumidor ganha espaço no calendário do brasileiro, mostra pesquisa

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em 2024, o Mês do Consumidor ganhou espaço na rotina de 64,4% dos brasileiros, que tinham pretensão de comprar no último 15 de março. O conhecimento da data este ano foi maior e as expectativas são positivas para os próximos anos. As informações são do Guia dos Melhores.

Mês do Consumidor - Guia dos Melhores
(Imagem: Freepik)

Em estudo sobre o Dia do Consumidor, a empresa identificou que 37,2% pretendiam comprar novamente na data este ano. Além dia, outros 27,2% visavam a primeira compra durante o período. No final das contas, a taxa de respondentes que ainda não sabiam sobre a Semana do Consumidor foi de 3,6%.

Na visão de Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores e especialista em análise de produtos, o Dia do Consumidor é diferente de outras datas comerciais. Portanto, empresas e consumidores podem experimentar a novidade no calendário juntos.

“Ao contrário da Black Friday, onde a compra de produtos eletrônicos é predominante e os consumidores se preparam para gastos com presentes e festas de final de ano, a Semana do Consumidor parece estar mais relacionada à transição entre o Carnaval e a Páscoa. Consequentemente, liquidações de produtos são impilsionadas em segmentos como roupas de verão e calçados. O apelo junto aos consumidores ainda precisa ser trabalhado”, analisa.

Marcas e segmentos

Ainda segundo a pesquisa, o consumidor também apresentou tendência em algumas empresas do e-commerce nacional. Entre varejistas de moda, marketplaces e marcas conhecidas em todo o mundo que aparecem nas bucas, destaque para:

Além destas, outros players como Shopee, Shein, Americanas, AliExpress, Nike, C&A, Renner, iFood, Casas Bahia, entre outros, também são citados.

Já quando o assunto é categorias de produtos procurados durante o Mês do Consumidor, Moda e Acessórios, Eletrônicos e Cosméticos despontaram entre uma série de opções mostradas pelo Guia. Veja:

Ao todo, 29,8% dos brasileiros entrevistados queriam gastar entre R$ 150,01 e R$ 300, enquanto 25,1% planejaram algo até R$ 500. Apenas 18,9 consideraram realizar compras de Dia do Consumidor de até R$ 1 mil