Logo E-Commerce Brasil

MercadoLivre anuncia ranking de produtos mais vendidos via mobile em 2011

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Mercado Livre divulgou o ranking dos produtos mais vendidos via mobile em 2011. O levantamento elencou os produtos mais vendidos em 2011, tanto na plataforma web quanto na versão mobile, lançada há poucos meses para aparelhos Blackberry, iPhone, Nokia e sistema operacional Android.

Entre os meses de agosto e dezembro, de cada quatro transações feitas em ambiente mobile, uma era na categoria de celulares e telefonia.

Em segundo lugar, somando 11,78% das negociações, aparecem os itens relativos à informática e, em terceiro, os acessórios para veículos (10,2%). Completam a lista dos Top 5 a categoria de aparelhos eletroeletrônicos, áudio e vídeo e games. “A predominância dos telefones celulares é natural, pois se trata de um segmento do mercado que tem apresentado novidades todos os meses”, explica o Diretor Geral do MercadoLivre no Brasil, Helisson Lemos.

Entre os dispositivos móveis que já ganharam aplicativos no MercadoLivre, merece destaque a participação dos iPhones, responsáveis por quase 58% do tráfego registrado no período. Os smartphones da Nokia ainda apresentam números tímidos em razão do recente lançamento do app (8 de dezembro). Em apenas quatro meses, o MercadoLivre já registrou mais de 1,1 milhão de downloads de aplicativos para celulares, que são responsáveis atualmente por cerca de 3% do tráfego na plataforma.

Ranking geral

O ano de 2011 confirmou o fortalecimento da categoria de Informática no MercadoLivre. Ausente no ranking dos mais vendidos em 2010, a categoria disparou nas vendas e atingiu o quarto posto nos últimos 12 meses, impulsionada especialmente pelos bons resultados de itens como impressoras, placas, gravadores de CD e DVD e cartuchos de tinta.

O reinado dos smartphones continua. Pelo quarto ano seguido, a categoria está no topo da lista, seguida de perto pelos acessórios para carros (2º) e para celulares (3º). As roupas masculinas se mantiveram no quinto posto.

Por outro lado, o ano não foi bom para os videogames e câmeras digitais. A categoria de consoles e jogos de videogames caiu duas posições, passando a ocupar o sexto lugar, enquanto as câmeras digitais, que apareciam no Top 10 desde 2008, deixaram a lista.

“Os artigos eletrônicos, telefonia e, mais recentemente, os acessórios para carros, já conquistaram um espaço cativo no MercadoLivre. Não é de hoje que a informática também tem seu espaço reservado, mas foi bastante surpreendente o forte crescimento apresentado neste ano. Também merece destaque o fato das roupas masculinas e femininas terem fincado os pés na lista dos 10 artigos mais vendidos pelo segundo ano consecutivo”, afirma Lemos.

Posição / ano

2011

2010

2009

1

Smartphones

Smartphones

Smartphones

2

Acessórios para carros

Acessórios para carros

Acessórios para celulares

3

Acessórios para celulares

Acessórios para celulares

Câmeras digitais

4

Informática

Consoles e jogos de videogame

Acessórios para carros

5

Roupas masculinas

Roupas masculinas

MP3 e MP4 players

6

Consoles e jogos de videogame

Peças e acessórios para notebook

Pen drives

7

Peças e acessórios para notebook

Redes e Wi-fi

Roupas masculinas

8

Redes e Wi-fi

Acessórios e peças para motos

Consoles de games

9

Acessórios e peças para motos

Câmeras digitais

Peças e acessórios para notebook

10

Roupas femininas

Roupas femininas

Perfumes e fragrâncias