A necessidade ou não de estar presente em marketplaces para conseguir evidência no e-commerce brasileiro é um assunto que divide opiniões desde o nascimento dessa categoria. Uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Moip mostra que o público ainda não chegou a um consenso também se os valores cobrados são justos com relação ao que é oferecido nas plataformas.
Leia também: Análise de Sortimento: o que é e como melhorar o seu mix de produtos
Indagados sobre que nota de 1 a 5 dariam para “os marketplaces oferecem soluções e serviços compatíveis com o valor cobrado”, os respondentes da pesquisa, em sua maioria (35,5%), deram nota 3. Há um percentual grande, entretanto (18,5%) que deu nota 1. O valor percentual é parecido com a quantidade de pessoas que deram nota 5 (16,4%).
O valor cobrado pelos marketplaces do Brasil é uma das maiores críticas de quem atua nas plataformas. Para alguns, porém, as soluções apresentadas nos marketplaces compensam o investimento.
Ainda que as soluções apresentadas pelos marketplaces com relação ao custo ainda sejam consideradas médias, a maioria das pessoas enxergam maiores vantagens em todos os quesitos levantados no marketplace do que em um negócio próprio. A pesquisa perguntou sobre Experiência de Compra, Variedade de Portfolio, Maior Margem de Lucro, Maior Fonte de Receita e Gestão do Negócio.
A pesquisa, do E-Commerce Brasil em parceria com a Moip, foi realizada entre os meses de julho e junho com 3792 entrevistados.