Logo E-Commerce Brasil

Mercado Livre anuncia entrada da plataforma no B2B

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O Mercado Livre anunciou o lançamento do Mercado Livre Negócios, sua nova unidade voltada ao comércio B2B (business to business). A iniciativa busca facilitar transações comerciais entre empresas — desde pequenos empreendedores até grandes companhias e órgãos governamentais — oferecendo preços competitivos, ampla variedade de produtos, logística ágil e benefícios do ecossistema da plataforma.

Centro de distribuição do Mercado Livre, imagem da fachada
(Imagem: Divulgação/Mercado Livre)

A solução atende a uma demanda crescente de vendedores que buscam escalar seus negócios no atacado e de compradores que desejam simplificar processos de aquisição. Esse público é estratégico por concentrar tickets médios mais altos, pedidos recorrentes e menores índices de devolução.

Segundo estimativas da Statista, o comércio eletrônico B2B movimenta hoje um volume quatro vezes maior que o B2C no mundo e deve crescer para cinco vezes até 2026.

“Estamos ocupando um espaço estratégico com uma oferta que traz mais conveniência para empresas que compram no atacado, aproveitando toda a força do nosso ecossistema. Já atendemos de pequenos empreendedores a grandes empresas que buscam eficiência em suas compras, com descontos de até 50%”, afirma Roberta Donato, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre.

Recursos exclusivos da nova unidade

Desde os testes iniciados em outubro de 2024, a operação já soma mais de 4 milhões de usuários na América Latina e, no Brasil, oferece 1,3 milhão de produtos com preços exclusivos para negócios. Entre as categorias em destaque estão itens de escritório, tecnologia, alimentação, limpeza, mobiliário e peças automotivas.

Com um perfil corporativo ativado via CNPJ, as empresas têm acesso a:

  • Ofertas de atacado, mesmo em compras de menor volume;
  • Custos de envio diferenciados para vendas B2B, reduzindo despesas logísticas;
  • Precificação inteligente, com cálculo automático de tributos;
  • Gestão simplificada de compras, com possibilidade de delegar permissões a colaboradores;
  • Emissão garantida de notas fiscais;
  • Logística rápida, com 74% dos pedidos entregues em até 48h;
  • Ambiente seguro com validação de contas empresariais e acesso a financiamento exclusivo via Mercado Pago.

O Mercado Livre Negócios também já está disponível na Argentina, no México e no Chile.

Expansão em 2025

O lançamento ocorre às vésperas do Mercado Livre Experience, principal evento da companhia no Brasil, e reforça os planos de expansão da gigante argentina. Em abril, o grupo anunciou que investirá R$ 34 bilhões no país em 2025, o maior aporte de sua história, 48% acima do realizado em 2024.

No cenário competitivo, a plataforma retomou a liderança após dois meses de domínio da Temu. Em agosto, o Mercado Livre somou 384,8 milhões de acessos, contra 339 milhões da rival chinesa, diferença de 45,7 milhões de visitas.

Enquanto no início de setembro, o Meli também anunciou o início das suas operações no varejo farmacêutico, após também anunciar a vertical de produtos digitais, com amplo espaço para alcançar o público gamer.