Um estudo conduzido pelo Mercado Ads, unidade de publicidade do Mercado Livre, aponta que a audiência gamer registrou alta de quase 80% na plataforma entre abril de 2024 e abril de 2025. No mesmo período, o valor gasto por esse público mais que dobrou, com ticket médio três vezes superior ao de outras audiências.

Intitulada “Público Gamer: Uma imersão na audiência”, a pesquisa analisou buscas e compras realizadas no marketplace e contou também com dados de sondagem de opinião encomendada à Ipsos.
Preferências e hábitos de compra
Entre os itens mais procurados estão monitores, consoles e notebooks gamers. Além desses, consumidores costumam incluir no mesmo carrinho produtos variados, como acessórios para celular, itens de cozinha, materiais escolares e móveis. Ao longo dos meses seguintes, retornam à plataforma para novas compras, em categorias que vão de automóveis a calçados.
Segundo o levantamento, esse público realiza, em média, 829 buscas por minuto e adquire pelo menos dois produtos relacionados a games por ano. A frequência de compra é 30% maior em comparação à média dos usuários do Mercado Livre.
“São milhões de usuários navegando neste universo, o que reflete em um aumento de 56% nas buscas desta categoria”, afirmou Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.
O perfil demográfico mostra predominância masculina (74%), concentração entre 25 e 44 anos (60%) e maior representatividade na região Sudeste, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (55%).
Retail media
A pesquisa também revelou que o público gamer é mais receptivo a anúncios digitais. Entre os respondentes, 81% afirmaram já ter adquirido um produto gamer pela primeira vez após contato com uma publicidade. O índice médio para outras categorias foi de 70%.
Outro dado indica que 87% dos compradores buscam no Mercado Livre o mesmo produto que viram em lojas físicas, reforçando a importância da integração entre canais online e offline.
Nova vertical no Mercado Livre
Em junho, o Mercado Livre anunciou a criação da vertical Produtos Digitais, que amplia a oferta de conteúdos ligados ao entretenimento gamer. O foco inicial está em gift cards, assinaturas e créditos para plataformas como Playstation, Xbox, Nintendo, além de conteúdos para jogos como Game Pass e Fortnite.
“Com o lançamento desta categoria, ampliamos nossa proposta de valor no entretenimento digital”, destaca Gonzalo Greco, diretor de Marketplace da companhia.