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Melhor Envio e Locaweb apresentam panorama do crescimento do e-commerce no Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Um levantamento realizado pelo Melhor Envio, plataforma de gestão de frete do grupo Locaweb, analisou mais de 9 milhões de encomendas enviadas em 2020 para montar um panorama do crescimento do e-commerce no Brasil ao longo do último ano.

Embora o setor já viesse apresentando uma evolução constante nos períodos anteriores, o comércio eletrônico no Brasil viu um aumento recorde no período, principalmente por conta dos cuidados de distanciamento social.

Ao longo do ano passado, milhões de novos consumidores se renderam ao e-commerce, assim como muitos empreendedores apostaram no ambiente virtual para alcançar um público maior. Mesmo com a redução das restrições, tudo indica que clientes e lojistas vão seguir com o hábito de comprar e vender produtos pela internet.

Para Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, “levantamentos como esse são importantes para entendermos mais sobre o e-commerce, modalidade de venda que já era uma realidade, mas que cresceu muito durante a pandemia”.

A pesquisa mostra as categorias de produtos mais vendidos em 2020. Dessa forma, a plataforma de fretes e a Locaweb buscam oferecer a identificação de oportunidades e tendências de negócios que prometem seguir em alta nos próximos meses.

Moda tem destaque no comércio eletrônico no Brasil

Apresentado como ME Envia, o levantamento mostrou que a categoria de Moda foi responsável por 19% dos mais de 9 milhões de encomendas transportadas com intermediação do Melhor Envio.

A avaliação mês a mês mostra que o salto foi exponencial. Em abril, ainda no início do isolamento social, foram registradas 50 mil vendas na categoria. Em maio, esse número já passava dos 100 mil, alcançando mais de 300 mil envios realizados pela plataforma no mês de dezembro e 1,5 milhão de produtos em todo o ano.

“O consumo online de itens de moda sempre foi alto, mesmo antes do isolamento social. Mas, com mais tempo para cuidar de si, as pessoas deram uma atenção ainda mais especial para isso”, comenta Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio.

Essa tendência é vista, ainda, nas posições seguintes do ranking. As categorias Joias & Relógios e Beleza & Cuidado Pessoal ocuparam, respectivamente, segundo e terceiro lugar no aumento do envio de encomendas no e-commerce no Brasil.

Custo do frete mais baixo favorece o e-commerce no Brasil

Além da maior demanda, muitos lojistas podem ter reparado mais uma boa notícia: o envio de encomendas ficou mais barato, com queda de cerca de 10% no custo médio do frete.

“Outro fator positivo avaliado no período foi a redução do frete. Com o aumento da demanda e o uso de novas tecnologias, a média do frete caiu de R$30,11 para R$27,23 durante a crise causada pelo COVID-19”, afirma Éder.

Considerando que o valor das entregas é um dos grandes “vilões” do e-commerce, o frete mais barato é um dos grandes trunfos dos lojistas que buscam aumentar as vendas.

Vale reforçar que o Melhor Envio tem como missão facilitar o acesso ao frete no comércio eletrônico, independente do volume de envios realizados pela loja virtual.

Em sua Calculadora de Fretes, os clientes encontram condições mais vantajosas e competitivas nas entregas dos produtos, com fretes mais baratos em relação aos custos dos lojistas que vão direto nas transportadoras.

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