Atualmente, uma a cada quatro lojas online existentes utilizam a plataforma Magento. Eleita plataforma líder no Quadrante Mágico do Gartner para o Comércio Digital e no The Forrester Wave, a Magento iniciou sua história em 2008, quando foi lançou sua primeira versão, o Magento 1.
Entretanto, desde que a segunda versão da plataforma foi lançada, em 2015, a Magento vem anunciando o fim do suporte ao Magento 1. Ao que tudo indica, no dia 30 de junho de 2020 o suporte oficial à primeira versão da plataforma chegou ao fim. De acordo com a Magento/Adobe, atualizações e correções de segurança para a primeira versão não serão mais lançadas.
“Se você ainda utiliza o Magento 1, não precisa entrar em pânico, mas recomendamos que você planeje a atualização do seu comércio eletrônico o quanto antes. Presente no mercado há mais de 5 anos, o Magento 2 oferece inúmeros benefícios em relação à primeira versão da plataforma”, afirma Rodrigo Mourão, CTO da WEBJUMP.
Confira algumas das principais diferenças entre as versões 1 e 2 do Magento:
1) Design responsivo
Apesar da versão 1 já ter suporte mobile, a versão 2 do Magento conta com temas e layouts responsivos, isto é, a interface do e-commerce se adapta, e o usuário consegue encontrar a informação que busca, independentemente da resolução do dispositivo que ele usa para acessar a loja virtual.
2) Segurança
O Magento 2 utiliza padrões de codificação mais modernos e seguros. Além disso, as novos releases são lançados frequentemente, garantindo uma plataforma em constante evolução e atendendo os mais altos níveis de segurança.
3) Atualização de linguagem
A segunda versão da plataforma possibilita o uso de versões mais recentes — e populares — de linguagens de programação como o PHP, HTML 5, CSS 3.3 e JQuery.
4) Checkout e desempenho otimizados
Mais rápido e mais seguro, Magento 2 faz integração com o Varnish Cache, responsável pelo cache de solicitação que ajuda a acelerar o carregamento das páginas. Além disso, a versão, que simplificou o processo de checkout, ainda permite inúmeras customizações nesta tela – tudo para atender as necessidades de cada cliente.
5) Área de Testes
Exclusivo na versão 2 do Magento, a plataforma nativa de testes permite a execução de testes automatizados, independentemente do tamanho da loja online. As alterações só podem ser vistas pelos visitantes da página quando tudo estiver funcionando 100%.
Leia também: Carbono: todo o poder da plataforma de e-commerce Magento 2 em uma solução acessível e de rápido desenvolvimento.