Logo E-Commerce Brasil

Rio Grande do Sul: saiba como ajudar

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ainda não é possível prever os impactos da tragédia do Rio Grande do Sul para o e-commerce. A preocupação agora é com as pessoas, que precisam de auxílio imediato.

Desde o dia 27 de maio, uma parte do estado vem sofrendo com as chuvas intensas e o aumento do nível dos rios. A enchente de 2024 supera a de 1941, a maior e mais devastadora da região até então. Hoje, com a maior urbanização, milhares de pessoas estão desabrigadas, dezenas desaparecidas e pelo menos 83 mortos.

Representantes do Corpo de Bombeiros afirmam que este número pode ser maior, mas só será possível ter certeza quando as águas do Rio Guaíba baixarem.

A disseminação de conteúdos falsos na internet sobre este assunto também não está ajudando, criando caos e levando as pessoas a realizarem doações para pessoas que não estão entre os voluntários.

Pensando nisso, o E-Commerce Brasil separou dicas sobre quem realmente está ajudando, para que os lojistas do país inteiro possam contribuir a dar algum conforto e suporte para quem já perdeu muito.

Canais mais confiáveis para ajudar

As duas melhores formas de doar são através dos Correios e do próprio governo do estado do Rio Grande do Sul.

Todas as agências dos Correios estão coletando e enviando doações para as vítimas. Basta chegar com a sua doação e os agentes darão seguimento à entrega. Colchões, roupa de cama e banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas fechadas são as melhores opções, mas qualquer ajuda é válida.

Objetos de refugo (ou seja, encomendas nunca retiradas) que sejam de utensílios de cozinha ou vestuário também serão doados pelos Correios.

Se o objetivo é doar dinheiro, além das agências dos Correios, um dos destinos mais confiáveis é o Pix do Governo do Estado (imagem abaixo), uma vez que a quantia será auditada e o Estado presta contas publicamente sobre a verba.

Pix Rio Grande do Sul - governo do estado
Pix Rio Grande do Sul – Governo do Estado

Empresas privadas, organizações não governamentais e instituições dos mais diversos tipos também estão se mobilizando. Segundo as autoridades, as maiores demandas agora são: água potável, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal.

Em São Paulo

É possível doar também para a Defesa Civil e para o Fundo Social de São Paulo (FSSP) através do endereço Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré, em São Paulo das 08h às 17h, assim como em qualquer unidade do Poupatempo.

Através do Instagram da Defesa Civil do RS é possível verificar mais informações sobre como ajudar.