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E-commerce apresenta aumento no tráfego de março, mostra Conversion

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O tráfego do e-commerce nacional obteve alta de 5,6% em março, de acordo com análise mensal da Conversion. Com 2,47 bilhões de acessos únicos, a empresa aponta que o Dia do Consumidor foi um dos principais motivos para o resultado positivo.

O Relatório Setores do E-commerce, realizado pela Conversion, destrinchou a navegação dentro do e-commerce brasileiro no mês em questão. Em visitas por meio da web, por exemplo, o setor contou com crescimento de 7% e 1,95 bilhão de acessos contabilizados.

Os marketplaces, de acordo com o levantamento, representam metade do tráfego do e-commerce no país. Neste recorte, com 1,09 bilhão de acessos, o crescimento no índice foi de 4,6%. As cinco principais marcas, que respondem por 38% da navegação pelo setor no país, são, nesta ordem:

  • Mercado Livre - 338.326.201 acessos (+2,4%);
  • Amazon Brasil - 200.864.778 acessos (+11%);
  • Shopee - 173.199.460 acessos (+3,5%);
  • OLX - 118.003.466 acessos (+2,6%);
  • Magalu - 116.231.832 acessos (+2,4%).

A lista conta ainda com Casas Bahia, Americanas, Elo7, Ponto Frio e Havan entre as companhias com melhor tráfego no e-commerce.

De acordo com Diego Ivo, CEO da Conversion, além do Dia do Consumidor, que fez as visitas aos sites voltarem a subir significativamente, o cenário econômico menos pesado para as famílias também entra na equação para explicar resultados de março.

“Uma suposição é que muita gente parcelou as compras dos presentes, em meados de dezembro, até o período entre março e abril deste ano. Isso sugere que essas pessoas estão recuperando a capacidade de consumo, uma vez que as despesas, especialmente as relacionadas ao final do ano, terminaram ou estão próximas do fim”, explica.

Meios

A maneira como os usuários chegaram aos sites voltados à e-commerce também chamou a atenção na pesquisa. Segundo dados da Conversion, 46% dos acessos em março foram feitos diretamente, ou seja, por meio do endereço das plataformas.

Além disso, a busca orgânica, resultado de pesquisas em buscadores, ocupa 25,7% das visitas, enquanto a busca paga soma 17,5%.

Formatos

Ao todo, 77% dos acessos do mês vieram de celulares, o que deve ser uma tendência ainda maior, segundo a análise. No segmento de Calçados, por exemplo, esse tipo de visitas mobile representam 77,3%, enquanto o aplicativo chega a 3,1%, gerando 80,4% de tráfego via celulares. No setor Infantil, o mesmo índice chega a 82,7%.

“É impressionante como o uso de celular cada vez mais cresce e se torna importante nas compras, demonstrando que o consumidor já integrou o gadget à sua vida, enquanto o desktop fica para uma parcela cada vez menor e, em minha análise, ganha ares de uso profissional da tecnologia”, pontua Ivo.