Logo E-Commerce Brasil

Jota: nova empresa de assistência financeira que atua no WhatsApp

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Em funcionamento desde o final de janeiro, o Jota é o novo assistente financeiro e conta digital de pagamentos desenvolvido por Davi Holanda, ex-Cielo e Pagbank. A ferramenta, que funciona 100% dentro do WhatsApp, conta com interface conversacional que se baseia em um modelo de inteligência artificial generativa.

Jota nova empresa de assistência financeira integrada ao WhatsApp
(Imagem: Envato)

Ainda na versão beta, o lançamento oficial deve ocorrer após o Carnaval. A previsão, de acordo com Holand, é fechar 2025 com 13 mil clientes. Hoje, ainda em soft opening, já existe uma expectativa pelo executivo de chegar a 20 mil no mesmo período.

A solução foi construída com LLM da OpenAI. Foram desenvolvidos diferentes agentes, cada um especializado em um produto, ou em uma etapa da jornada. De acordo com o pedido do cliente, um agente diferente é acionado pelo Jota para completar a ação.

Como funciona?

O Jota possui contas para pessoas físicas e jurídicas. De acordo com o fundador, no início, os primeiros clientes são, principalmente, pessoas físicas que atuam como early adopters, ou seja, apenas conhecendo a novidade, além de empreendedores individuais e empresas pequenas com faturamento de até R$ 1,5 milhão por ano.

A jornada do cliente é inteira dentro do WhatsApp, da abertura de conta, até as operações financeiras disponíveis. No entanto, o aplicativo de mensagens não deve ser o único canal a conta com os serviços do assistente financeiro digital. Em entrevista ao Mobile Time, Holanda falou um pouco sobre isso.

“Foi uma decisão fácil começar com WhatsApp como nossa principal superfície, já que o brasileiro dedica muito tempo lá dentro. Isso não quer dizer que não vamos olhar para outros canais, como app, browser, óculos, carro etc”, explica.

Operações

Até o momento, o Jota conta com serviços de pagamento/recebimento por Pix e pagamento de boletos. Além disso, o Jota pode receber comandos por texto, áudio e imagem.

Por enquanto, os produtos são gratuitos. Mas a intenção é ao poucos oferecer alguns serviços financeiros que serão cobrados, especialmente relacionados a crédito, como antecipação de recebimento de uma nota fiscal. A ideia é sempre cobrar separadamente por operação, e não uma assinatura de serviço.

Além disso, é possível também criar planilhas a partir de dados da conta ou extrair informações de planilhas financeiras enviadas pelo cliente ao assistente.

Mais detalhes

Para abrir uma conta no Jota, basta conversar diretamente com ele pelo seu WhatsApp, no número +55 11 4004-8006. Não há lista de espera. A abertura de conta é feita em poucos minutos. O usuário informa CPF ou CNPJ, e o assistente busca informações em birôs externos, pedindo em seguida a confirmação dos dados.

O passo seguinte é uma verificação de biometria facial com liveness, feita através de uma selfie usando uma solução da unico. O último passo é a criação de uma conta de seis dígitos que será solicitada a cada transação. Por segurança, a digitação da senha só é aceita no celular, não no WhatsApp web.

Uma vez criada a conta, o cliente recebe automaticamente uma chave Pix em um endereço de email com seu nome no domínio @meujota.ai. É através desse Pix que ele pode realizar depósitos na sua conta Jota.

O Jota utiliza a plataforma da Celcoin de bank as a service. Ou seja, para fins regulatórios, a conta aberta no Jota é da Celcoin.

*Com informações do Mobile Time