Logo E-Commerce Brasil

IA redefine jornadas interna e externa no Grupo Boticário

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Durante o Congresso Indústria Digital 2025, Marcelo Miola, CDO e CISO do Grupo Boticário, apresentou como a companhia estrutura o uso de dados e inteligência artificial (IA). Segundo o executivo, todas as aplicações visam a otimização das operações, personalização de experiências e aprimoramento das decisões em todo o ecossistema.

IA redefine a jornadas interna e externa no Grupo Boticário
Marcelo Miola, CDO e CISO do Grupo Boticário (Imagem: Carol Guasti/E-Commerce Brasil)

Atualmente, a companhia possui mais de quatro mil lojas — entre próprias e franqueadas —, nove centros de distribuição, sete escritórios, três polos industriais e R$ 35,7 bilhões em vendas totais em 2024. No campo tecnológico, são mais de 350 times de tecnologia, 500 colaboradores dedicados à área, sete mil componentes internos e 70 modelos e soluções de IA proprietárias.

IA em toda a jornada

O Grupo Boticário aplica IA de ponta a ponta em seu ecossistema, seja na experiência do cliente ou em decisões internas envolvendo estratégia e operação. Entre os consumidores, Miola explica que a IA aprimora processos como descrição acessível de imagens, personalização no app, site e loja, promoções customizadas e moderação automática de reviews.

“A jornada digital sai do contexto de catálogo e entra no universo da consultoria. Esse é o futuro da experiência de compra no setor de beleza”, afirma.

Na relação com parceiros e revendedores, a tecnologia apoia franqueados com sugestões automáticas de pedidos, revendedores com recomendações personalizadas e sellers com cadastro inteligente de produtos.

Na cadeia de suprimentos, a IA orienta a gestão de demanda, o desenvolvimento de formulações e um footprint inteligente baseado em 2,7 mil variáveis socioeconômicas, que guia decisões sobre expansão e abertura de lojas.

Na mão de obra, a empresa tem adotado ferramentas de produtividade e suporte à força de trabalho, como o GitHub Copilot para desenvolvedores, além de softwares e modelos de uso mais geral.

Entre os principais aprendizados destacados por Miola estão:

  • Acesso e qualidade de dados são fundamentais e dependem de processos bem estruturados;
  • Colaboração com áreas parceiras desde o início é essencial para o sucesso dos projetos;
  • Mapeamento centralizado de investimentos e engenharia de valor ajudam a priorizar iniciativas;
  • É importante diferenciar IA preditiva de IA generativa e avaliar suas aplicações de forma estratégica;
  • Decisões de plataforma devem considerar o longo prazo e evitar mudanças impulsivas;
  • Contar com um time comercial treinado para operar prompts desde o início amplia o impacto dos modelos;
  • O maior potencial da IA está em melhorar a experiência e a eficiência operacional, reduzindo dispersão;
  • É indispensável estabelecer diretrizes e governança para garantir o uso ético e eficiente da tecnologia;
  • A adoção deve ser consciente e nem tudo precisa de IA.