Na quarta-feira, 05, o Google anunciou o lançamento de uma nova função de imagem de IA para sua aba Shopping, projetada para ajudar os usuários a encontrar peças de roupa, permitindo que eles pesquisem usando suas próprias palavras. A empresa também está expandindo suas ferramentas de beleza em realidade aumentada (AR) e de experimentação virtual.

A nova função, batizada de “Vision Match”, já está disponível na experiência de busca em dispositivos móveis para usuários nos Estados Unidos. Ela permite que os compradores descrevam uma peça de roupa que estão imaginando, e então a IA sugere ideias com base na descrição, juntamente com as melhores correspondências disponíveis que os usuários podem comprar.
A função, no entanto, não é de hoje. Está em teste pela plataforma desde 2023, mas apenas agora encontra respaldo tecnológico suficiente para agradar aos usuários.
Cada vez mais simples
Para usar a novidade, basta o usuário digitar na barra de pesquisa exatamente o que gostaria e rolar a base até a mensagem “Não consegue encontrar? Crie” ou no painel “Criar e Comprar”, dentro da aba Shopping.
Além deste anúncio, o Google revelou que está lançando a capacidade de usar sua função de realidade aumentada para a categoria de beleza com vários produtos de maquiagem simultaneamente.
Esta semana, os usuários dos EUA podem experimentar e comprar vários batons, máscaras, sombras e delineadores de uma variedade de marcas, incluindo E.L.F., Fenty, Glossier e muito mais.
Para usar a função, os usuários de dispositivos móveis podem pesquisar coisas como “soft glam”, um visual de maquiagem da moda, e então selecionar “Veja os looks em você” e “Experimente”, para usar virtualmente sombras neutras, blush rosado, gloss labial e muito mais.
Cada vez mais inclusiva
O Google também está expandindo sua experiência de experimentação virtual, que foi introduzida em 2023 para permitir que os clientes vejam como as roupas ficam em diferentes modelos. Agora, os compradores podem visualizar calças e saias de centenas de marcas em modelos da vida real em tamanhos que variam de XXS a XXL.
Desde que trouxe a IA generativa para a Busca em 2023, o Google tem aprimorado continuamente sua aba Shopping com essa tecnologia.
Por exemplo, no ano passado, a aba incluiu um resumo de IA na página de resultados de pesquisa, fornecendo aos usuários informações importantes ao procurar produtos. Por exemplo, ao pesquisar um casaco de inverno, o Google oferece aos usuários dicas essenciais a serem consideradas antes de fazer uma compra para a estação.