Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros querem transparência na geração de imagens por IA, afirma Getty Images

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em relatório elaboradora pela Getty Images com auxílio da VisualGPS, foi apontada a preocupação dos usuários brasileiros com ferramentas de Inteligência Artificial, especialmente de geração de imagem. De acordo com os dados coletados, aproximadamente 90% do público quer saber quando uma imagem é autêntica ou criada por IA, valorizando a transparência no uso deste tipo de tecnologia.

Chamado de “Construa Confiança na Era da IA”, o levantamento das empresas mostra os impactos da Inteligência Artificial (IA) na vida dos usuários.

Prova de uma preocupação recente do público nacional, a pesquisa mostra que 78% acreditam que a criatividade humana continua indispensável. Da produção de imagens altamente conceituais até a elaboração de uma campanha completa, a manualidade dos processos ainda é considerado ponto importante em um momento de confusão entre realidade e ilusão.

IA - Getty Images
(Fonte: Getty Images e VisualGPS)

De acordo com Rebecca Swift, chefe global de Conteúdo Criativo na GettyImages, do lado empresaria, há nebulosidade sobre o envolvimento com ferramentas de IA. Fato é que criações autênticas e criativas continuam como o principal atributo para cativar o público.

“Empresas de todos os setores estão se perguntando: ‘devemos nos envolver com conteúdo gerado por IA e, em caso afirmativo, ‘como?’. A publicidade de sucesso sempre se baseou em narrativas visuais altamente criativas e autênticas e isso permanece tão verdadeiro hoje como sempre, independentemente de uma marca escolher conteúdo filmado por humanos ou gerado por IA. Nosso relatório serve como uma bússola para marcas que desejam ir além do hype e compreender profundamente as expectativas de seu público para poderem comunicar o conteúdo certo nos canais certos, construindo a confiança do consumidor e impulsionando ações significativas”, comenta.

Dados relacionados aos usuários na América Latina (Fonte: Getty Images e VisualGPS)

O relatório completo, produzido pela Getty Images e VisualGPS, conta também com insights e dicas sobre o uso de IA para profissionais de marketing e comunicação. Ao todo, foram 30 mil pessoas participantes entre 2022 e 2024, distribuídas por 25 países, incluindo o Brasil.