Logo E-Commerce Brasil

Frete grátis chama os consumidores de volta mais do que o transporte rápido

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O frete grátis supera e transporte rápido na preferência dos compradores da web, segundo novo relatório da Forrester Research Inc. Os consumidores citaram na pesquisa da Forrester que os preços baixos e baixos custos de entrega são os dois principais motivos que os fazem retornar a um site de varejo. A disponibilidade de transporte rápido, por sua vez, caiu muito na preferência , chegando a No. 14 entre as razões que fazem eles retornar a um site.

A predominância de frete grátis disponíveis nas melhores lojas, com 92% das 50 maiores e-varejistas estudados no relatório, mostram que elas oferecem algum tipo de frete grátis – se dos consumidores comprando em torno de ofertas de transporte. 53% dos participantes da pesquisa dizem que o transporte de baixo custo é uma razão importante e que fariam mudar para uma loja on-line diferente.

59% dos consumidores dizem considerar os custos de transporte, quando a tomada de decisão de compra é on-line. Esses custos permanecem como o fator mais citado na pesquisa envolvendo compras. Outras considerações são as classificações de produtos e opiniões de outros clientes (43%), informações sobre produtos do varejista (34%) e da política de transporte do varejista (26%). Os entrevistados podiam escolher mais de uma resposta.

Dado o importante papel do transporte no processo de tomada de decisão dos clientes, a Forrester diz aos e-varejistas que eles devem enfatizar as suas ofertas no transporte. “Eles devem fazer o prazo de entrega ou oferta de destaque em todo o processo de decisão do cliente, e não apenas na página inicial”, escreve Sucharita Mulpuru e Marcus Johnson, os analistas da Forrester, que escreveram o relatório.

Em sua análise dos 50 principais sites de varejo eletrônico, Mulpuru e Johnson descobriram que a maioria dos varejistas fazem apenas uma pequena menção sobre o frete ao usar banners em suas home pages. 78% dos varejistas mencionam seus detalhes do entrega de alguma forma na página inicial, enquanto 22 % não mencionam o frete.

A análise sobre o frete da Forrester também identificou o valor mínimo de compra dos consumidores. O ticket médio variou entre as categorias de produtos e lojas. Os valores mínimos são:

• Lojas de departamento U$ 56

• utensílios domésticos e produtos para casa U$ 48

• Material de escritório e livros U$ 43

• Lojas populares U$ 33

• Eletrônica U$ 30

• Produtos de cuidados pessoais U$ 25

Por: Internet Retailer