
Segundo pesquisa realizada pela PYMNTS, portal de notícias internacional focado em
tecnologia para pagamentos online, as compras em e-commerce legítimas, mas
declinadas pelo cartão de crédito colocaram em risco cerca de 157 bilhões de dólares
somente nos Estados Unidos, em 2023. A perda total foi estimada em 81 bilhões de
dólares. Ainda de acordo com a pesquisa, 1 em cada 10 transações online falharam ano
passado. Cenários como esses e soluções para contribuir com o setor serão apresentadas durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024, que acontece em São Paulo de 30/07 a 01/08 de 2024.
O estudo, que contou com a participação de 300 executivos de empresas que têm receitas acima de 100 milhões de dólares, mostra a importância de se ter uma infraestrutura completa no e-commerce, em especial no que diz respeito a conectividade, segurança e gestão de pagamentos online. Isso porque um bom sistema precisa oferecer estabilidade, segurança na transação, blindagem dos dados e facilitar a integração com os parceiros financeiros, como é o caso das empresas de cartões de crédito, além de impedir falhas de conectividade na hora do cliente efetuar as compras.
“Durante o Fórum E-Commerce Brasil 2024 vamos apresentar o Gateway da Lyra, uma das nossas maiores preocupações é não deixar falhar a conectividade, já que isso impacta diretamente na experiência do cliente e no sucesso das vendas dos lojistas. Estamos desde 2019, ou seja, cinco anos ininterruptos, com estabilidade total, sem o nosso sistema sair do ar ou ter qualquer problema de conectividade”, afirma Reinaldo Santos, diretor e-Payments da Lyra.
Uma das vantagens da nossa plataforma é justamente poder oferecer um gateway com infraestrutura completa, segura e 100% de conectividade. Até porque, ainda segundo a mesma pesquisa acima, 67% das empresas relataram dificuldades em recuperar os clientes que tiveram pagamentos declinados.
“O gateway é uma das principais bases para qualquer e-commerce porque é ele que conecta as lojas online às instituições financeiras, registrando todos os meios de pagamento e recebíveis. Em nossa plataforma, temos integrações com os principais adquirentes, o que facilita para o lojista poder negociar com os fornecedores de cartão de crédito e negociar taxas, por exemplo”, explica Reinaldo.
Outro diferencial do Gateway da Lyra é que permite ao consumidor final navegar pelo marketplace, fazer compras em diferentes lojistas e, mesmo assim, efetuar um único pagamento ao final. “Depois fica mais fácil localizar na fatura do cartão, já que vem escrito o nome do marketplace e não do lojista. Além disso, as informações dos valores a receber de cada lojista ficam disponíveis no gateway. E tem ainda a vantagem da loja não se preocupar em ter certificações de segurança, ou seja, ele reduz custo já que oferecemos toda uma blindagem do fluxo transacional com nossas certificações. O lojista ‘encapsula’ nossa solução ao ambiente de vendas online dele”, destaca Reinaldo.
Ainda segundo o diretor, os dados são tão seguros que nenhuma pessoa envolvida no processo de suporte de gateway têm acesso aos dados, já que toda a nossa solução tem criptografia e é baseada em hardware e não software e tem criptografia nos dados de cada transação. “Somos homologados pelas principais bandeiras de pagamento e aplicamos um protocolo de autenticação chamado 3DS, o que permite uma camada a mais de segurança nas transações”, reforça.
Essa tecnologia também contribui com a redução do cancelamento das compras. “O Gateway da Lyra traz ao lojista um diferencial competitivo no mercado, já que registra o nome do marketplace na fatura do cartão e aplica a autenticação 3DS. Isso acaba sendo um diferencial porque reduz custos com certificações de segurança por parte do lojista, sem contar que há também um grande número de estornos de compras quando o consumidor olha o nome de um lojista na fatura do cartão e não reconhece”, conclui Reinaldo.
Para mais informações acesse: https://www.lyra.com/br/contato/