Logo E-Commerce Brasil

Festas juninas ajudam e-commerce a crescer 15,7%, aponta NielsenIQ

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

A alta demanda por produtos típicos das festas juninas impulsionou o e-commerce brasileiro em junho. De acordo com levantamento da NielsenIQ, as vendas no e-commerce cresceram 15,7% na comparação com o mesmo mês de 2024.

Multidão reunida para show durante festa junina no Pelourinho.
(Imagem: Mateus Pereira/GOVBA)

Durante o período festivo, o segmento com maior destaque foi o de Alimentos & Bebidas, registrando alta de 37,7% em Vendas Brutas de Mercadoria (GMV), sendo responsável por 8,2 pontos percentuais do crescimento total do varejo online no período. Produtos tradicionalmente consumidos nas celebrações juninas lideraram o avanço.

A massa de pastel teve o maior crescimento absoluto, com aumento de 205,6% nas vendas. Já a canjica registrou o maior índice de sazonalidade, ficando 337% acima da média mensal do ano, marcando um recorde na cesta alimentar digital.

Outros produtos com crescimento expressivo nas vendas online em junho foram:

  • Farinha de milho: 96,2%
  • Coco ralado: 86,9%
  • Paçoca: 72,2%
  • Milho para pipoca: 40,4%

Segundo Andrea Stoll, líder de E-commerce e Painel de Lares da NielsenIQ, o resultado reforça a influência do calendário sazonal no comportamento de compra. “Os brasileiros estão cada vez mais abertos a adquirir alimentos típicos por canais digitais“, afirma.

Destaques regionais

O estudo também mostra diferenças regionais nas preferências de consumo. Sudeste e Sul lideraram as vendas de massa de pastel, enquanto o Nordeste apresentou o maior crescimento na demanda por canjica, com alta de 61,5%.