No dia 13 de agosto, é comemorado o Dia Mundial do K-pop (Korean pop), gênero musical da Coreia do Sul. Transformado em uma febre mundial, não apenas o estilo musical, mas também a cultura sul-coreana invadiu as telas do cinema com filmes premiados e artistas nos topos das paradas musicais.
Como reflexo disso, houve um aumento das vendas dos produtos desse segmento. Em um levantamento inédito, a Nuvemshop — plataforma líder na América Latina para criação de lojas virtuais — revelou que, no Brasil, houve um crescimento de 37% nos produtos da cultura coreana em relação ao ano passado. Para a pesquisa, foram analisadas as vendas de pequenas e médias empresas online brasileiras durante janeiro de 2022 a julho de 2023. Apenas em 2023, essas lojas venderam cerca de 20 mil produtos do nicho, sinalizando que o segmento vem crescendo.
Além da música
No período de janeiro a julho de 2023, a plataforma identificou que foram cadastrados mais de 4,8 mil itens relacionados ao K-pop, um aumento de 27% em comparação a 2022 (3,8 mil mercadorias). Dentre os principais produtos estão: artigos colecionáveis (bonecos, adesivos e álbuns/DVDs musicais) e as roupas (camisetas, moletons e saias).
Para Babi Tonela, especialista em e-commerce da Nuvemshop, o crescimento das vendas trata-se de um fenômeno cultural. “A popularização da cultura coreana no mundo, impulsionada pela indústria do entretenimento, mostrou-se uma alavanca para os negócios online no Brasil, que, de acordo com o Observatório das Migrações Internacionais, têm mais de 50 mil imigrantes sul-coreanos no país. Com isso, muitos empreendedores enxergaram uma oportunidade para conquistar grandes faturamentos, mesmo em um nicho não tão óbvio quanto outros”, comentou.
Unindo paixão e empreendedorismo
Como exemplo, temos a K-Line Store, loja online voltada para o setor, criada por Igor Azevedo, que, como fã do gênero musical, decidiu em 2019 apostar no comércio e transformar sua paixão em negócio. Só neste ano, a loja já faturou mais de R$1,6 milhão com o comércio eletrônico, sendo que mais de 59% dos pedidos foram realizados por clientes que retornaram para comprar na loja, estabelecendo uma relação com os consumidores.
Igor comentou que é fã de vários grupos de K-pop, então ele gosta de consumir produtos relacionados e se sentir parte desse universo. Por isso, busca estar presente e interagir com seus clientes para entender suas necessidades e desejos. Ele também complementou que “com o passar dos anos, conseguiu construir uma comunidade com uma comunicação aberta para os dois lados.” Em julho, ele e seus clientes fizeram uma festa exclusiva, reunindo essa comunidade para celebrar os anos de loja online e desfrutar juntos uma grande paixão: o K-pop.