Logo E-Commerce Brasil

Explosão nos pagamentos móveis aumenta mercado de fraude financeira

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mercado global de pagamentos móveis está previsto para ultrapassar 1,3 trilhão de dólares nos próximos anos, abrindo caminhos a serem explorados por cibercriminosos

O mercado global de pagamentos móveis está previsto para ultrapassar 1,3 trilhão de dólares nos próximos anos, abrindo caminhos a serem explorados por cibercriminosos, segundo um informe oficial publicado pelo Grupo de Trabalho Anti-Phishing (APWG).

“Por um lado, temos como exemplo um grande banco europeu que no início de 2012 tinha 100 mil usuários de serviços bancários móveis, e até abril de 2013, quatro milhões. Por outro lado, havia cerca de 50 amostras conhecidas de malware móvel em 2010 – e esse número subiu para cerca de 30 mil amostras em 2013”, disse Jart Armin, da APWG.

Reverter os sucessos do mercado de fraude financeira móvel requer uma resposta global baseada na cooperação, educação e conscientização, de acordo com o relatório “Mobile Threats and the Underground Marketplace“.

O estudo afirma que há 5,6 milhões de arquivos potencialmente maliciosos reportados no Android, dos quais 1,3 milhão foram confirmados por fornecedores de antivírus. O levantamento também estima que haverá mais de dois bilhões de dispositivos móveis até 2015.

“A fraude móvel, podemos afirmar claramente, tornou-se um processo industrializado, embora globalmente mostramos que alguns países estão mais em risco que outros. Este documento da APWG ajuda a demonstrar a existência dessa indústria e como ela funciona por meio da intrusão furtiva e de ferramentas de crimeware”, Armin concluiu.

O estudo define esses mercados de malware e demonstra o modus operandi de uma indústria que é autofinanciada, próspero, verticalmente estratificada e ágil.