Pesquisar, navegar, escolher: para a Diretora de Marketing de Produto do Pinterest, Susan Spark Park, esse é o prazer de comprar. “Ao passo em que o ambiente online otimizou as transações, essa objetividade também está matando o prazer de comprar”, disse a executiva no Fórum E-Commerce Brasil 2025.

Por outro lado, o Pinterest é uma plataforma que oferece precisamente um ambiente de pesquisa e segmentação de busca, seja através de cor, estilo ou produto. “No Pinterest, conseguimos saber exatamente o que você gosta nessa foto, se é a roupa, o acessório ou a vibe da foto”, diz.
A ferramenta de pesquisa visual do Pinterest, em que o usuário pode pesquisar partes de uma foto para encontrar o que ele procura, é um grande trunfo para varejistas.
A novidade é que agora a plataforma pretende inserir ainda mais filtros, como textura, ocasião, paleta de cor e preço, deixando o processo de busca ainda mais assertivo.
Segundo a especialista, a Geração Z quer se ver nos resultados de busca e a segmentação e positividade da plataforma influenciam diretamente na compra. “Para o consumidor, aprender as palavras certas ajuda você a entender para onde você está indo na sua jornada do usuário e definir o seu estilo pessoal”, afirma.
Em 2024, a Natura foi uma das marcas que investiu em colocar seus produtos no Pinterest. A ação incluía fotos, vídeos e anúncios gráficos, apresentando desde produtos até conteúdos mais inspiracionais. Como resultado da ação, a Natura identificou um aumento de 1,6x em ROAS.
Ao final da palestra, Susan encorajou o público, que nesse momento reunia mais de duas mil pessoas, a subirem seus produtos no Pinterest. A nova ferramenta da plataforma permite que o usuário realize a compra dentro do Pinterest, aproveitando a audiência da rede e a hiper-segmentação que seu feed oferece.