Na procura por autonomia e destaque no mercado de trabalho, a maioria das mulheres optam pelo empreendedorismo digital. No e-commerce, elas encontram uma fonte de renda alternativa e um modelo de trabalho no qual são suas próprias chefes. Os dados são do estudo NuvemCommerce, produzido pela Nuvemshop.
Segundo ele, mais de 50% das pequenas e médias empresas (PMEs) online, especificamente do varejo, são conduzidas por mulheres. O número é significativo e traz consigo também uma série de perfis de empreendedoras.
A faixa etária das mulheres que estão no varejo online, por exemplo, é de representantes muito jovens, com 18 anos, e até lojistas mais experientes, com 39 anos. A participação dos grupos neste ecossistema fica da seguinte maneira:
- Entre 35 e 39 anos: 17%;
- Entre 25 e 29 anos: 16%;
- Entre 30 e 34 anos: 15%;
- Entre 18 e 24 anos: 15%.
O estudo da Nuvemshop revela ainda que a atuação empreendedora fez com que 47,5% das mulheres se sentissem desafiadas e satisfeitas com a carreira. Mais do que isso, 27% afirmam ter mais tempo para atividades pessoais agora, além de 25,5% terem uma renda mensal maior desde que começaram no e-commerce.
Mais dados
Na lista de segmentos nos quais as mulheres deste setor mais atuam, conforme informações do levantamento NuvemCommerce, incluem-se:
- Moda e Vestuário (35%);
- Artesanato (12,5%);
- Acessórios (10%);
- Saúde e Beleza (9,5%).
Ao todo, foram três as principais motivações para essas mulheres entrarem neste universo. Segundo a pesquisa, 57% iniciaram a empreitada no digital com o desejo de mais autonomia profissional.
Por outro lado, outros motivos como criar uma fonte alternartiva de renda (40%) e ter uma atividade que não limitasse o tempo de convivência com pessoas amadas (22%) também foram ouvidos.