Logo E-Commerce Brasil

28% dos lojistas usam e-mail marketing pelo menos uma vez por semana, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Octagencia em parceria com o E-Commerce Brasil criou um panorama do uso de e-mail marketing no e-commerce brasileiro.

Sendo assim, 79% dos respondentes afirmaram que usam o e-mail marketing como uma estratégia em sua loja virtual.

A maior parcela dos respondentes (28%) disse que manda e-mail marketing pelo menos uma vez por semana, quando questionados sobre a frequência dos disparos.

  • 16% fazem disparos 2 vezes por semana;
  • 17% 3 vezes por semana;
  • 12% 5 vezes por semana;
  • 13% 7 vezes por semana;
  • 13% mais de 7 vezes por semana.

Além disso, 80% disseram que têm a base integrada à plataforma de envio, com o usuário cadastrado automaticamente.

73% responderam ainda que enviam e-mails de boas-vindas para os novos cadastrados na base. Para completar, 69% dos respondentes afirmaram que possuem automações para a recuperação de carrinhos abandonados realizadas por e-mail.

Por fim, quando questionados sobre qual a métrica mais importante analisada com relação aos e-mails marketing, 80% afirmaram que são as vendas realizadas por e-mails. Somente 13% responderam que são os cliques realizados nos e-mails e uma porcentagem ainda menor (7%) avalia a abertura dos e-mails.

Leia também: 88% dos brasileiros compram online e dão preferência para roupas, alimentos e eletrodomésticos.