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5 formas de gerar mais receita para o seu e-commerce com o Lexos ERP

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Se você acompanha o Portal E-Commerce Brasil já está cansado de saber que gerenciar um e-commerce dá tanto trabalho quanto cuidar de uma loja física. Negociar com fornecedores, cadastrar produtos em diversas plataformas, criar estratégias de marketing para atrair novos clientes. Tudo isso 24 horas, sem parar.

Mas afinal, diante de tantas atividades na gestão diária da loja, como ter uma visão completa da operação e da saúde financeira da sua loja? Será que vale a pena ter um ERP e um HUB integrado aos marketplaces ou continuar fazendo tudo de forma manual para economizar?

Se você é um pequeno ou médio lojista, vende no e-commerce ou marketplaces como Mercado Livre, B2W e Amazon e quer escalar sua vendas de forma estratégica e inteligente, sem perder dinheiro, confira 5 motivos para usar uma solução de ERP com foco em gerar resultados:

1 – Controle vendas e lucratividade nos marketplaces ao mesmo tempo

Um dos grandes erros das lojas virtuais é perder muito tempo subindo e gerenciando anúncios de forma manual nas plataformas dos marketplaces.

Mas hoje já é possível, criar, alterar ou pausar anúncios em massa ou individualmente em poucos cliques, além de monitorar o valor do frete, automatizar o controle de estoque e emissão de nota fiscal e etiquetas a um custo relativamente baixo.

O Gerenciador de anúncios do Lexos ERP é capaz de realizar todas as funções de um ERP e um HUB de integração ao mesmo tempo. Com ele é possível:

  • Gerenciar e personalizar anúncios em massa ou individualmente;
  • Integrar PDV offline com a operação online (exclusivo);
  • Analisar as regras de cada marketplace (preço de custo, impostos, comissões, valor de frete) para precificar seus produtos de maneira estratégica;
  • Controlar múltiplas contas do Mercado Livre de um único lugar e unificar o controle de Estoque integrado ao Mercado;
  • Envios FULL;
  • Emitir automaticamente Notas fiscais Eletrônicas (NFe) e Etiquetas de Postagem;
  • Organizar de forma fácil a separação dos produtos do seu estoque antes de fazer o packing por meio de checkout de conferência de pedidos e leitor de código de barras;

Saiba mais sobre o Gerenciador de Anúncios aqui.

Relatório de lucratividade do Lexos ERP mostra Lucro Bruto e Margem de lucro de cada produto em tempo real

No Painel ‘Lista de pedidos’ do Lexos ERP é possível ver o status de cada pedido e também observar o termômetro de lucratividade de cada um

2 – Unifique seu estoque para vender de forma inteligente

Outro calcanhar de Aquiles das operações de e-commerce é a falta de um controle eficiente de estoque. Geralmente o lojista faz a gestão do estoque por meio de planilhas que logo se desatualizam ou estão sujeitas a erros operacionais. Outro erro é fazer diversos controles separados — o da loja virtual separado das vendas dos marketplaces, por exemplo.

Com o Lexos é possível controlar todos os pedidos de vendas, orçamentos, trocas e devoluções em um único painel simples e intuitivo. Veja uma pequena lista de funcionalidades cobertas pela solução:

  • Cadastrar produtos e classificá-los por níveis de importância (curva ABC);
  • Habilitar a grade de cores e grade de tamanhos para gerenciar o estoque do produto como um todo ao invés de identificar cada variação de cor e tamanho como um produto diferente;
  • Estabelecer preços de acordo com a sua margem de lucro ou markup;
  • Cadastrar a foto do produto que será exibida no momento da venda;
  • Integrar sua frente de caixa às tecnologias fiscais como SAT FISCAL, NFC-e, NF-e, ECF (rápido, seguro e fácil);
  • Integrar o estoque da sua loja com o Magento Commerce ou plataformas como Tray, Woocommerce e Jet e-business.

Saiba mais sobre Controle de Estoque.

3 – Automatize operações manuais para focar em estratégias de venda

Quando você começa um e-commerce é natural realizar as atividades do seu negócio de forma manual: a embalagem, o despacho do produto, o atendimento do cliente… O problema é que, este modelo não é nenhum pouco escalável no longo prazo.

Se você está percebendo que não está mais dando conta de fazer todo o processo sozinho, provavelmente está na hora de automatizar as atividades da sua loja para que você ganhe tempo e pare de perder dinheiro. Com o Lexos ERP dá para automatizar toda a operação, além de integrar sua loja com os sistemas de fulfillment dos principais marketplaces.

Saiba como o Lexos aumentou em 434,7% as vendas deste lojista.

4 – Ampliar integrações com outros canais de venda (marketplaces)

Quem anuncia mais, vende mais em mais canais. Mas o verdadeiro omnichannel é aquele que consegue entregar uma única experiência de compra, sem erros operacionais, não importa o lugar ou o dispositivo.

A parte difícil é justamente controlar tudo o que acontece, o tempo todo nestes múltiplos canais. Isso só é possível por meio de tecnologias como o ERP Ominichannel da Lexos ERP. Com esta solução, o lojista:

  • Centraliza as vendas de diversos marketplaces e da sua loja em um único painel
  • Unifica seus canais de atendimento, dando agilidade ao seu suporte
  • Dispensa múltiplas integrações com hubs, conectando o estoque físico diretamente com as plataformas online
  • Vende nos principais marketplaces do país, como Mercado Livre, B2W, Amazon, Leroy Merlin, Carrefour, Magazine Luiza, e mais
  • Unifica o fechamento de caixa físico e online na mesma interface
  • Conta com mais de 100 opções de relatórios para todas as áreas da sua empresa, com acesso ao Microsoft Power BI (Business Intelligence) para obter dados importantes diretos no seu celular

Saiba mais sobre o ERP Ominichannel da Lexos.

5 – Controle seu fluxo financeiro sem precisar perder tempo com cálculos complexos

Não é exagero afirmar que a grande maioria das lojas erram ao fazer o controle financeiro básico de sua operação. Não controlar contas a pagar, a receber, fluxo de caixa, DRE, comissões de venda, entre outras entradas e saídas pode comprometer a saúde financeira do seu negócio e no longo prazo acabar com a sua loja.

Com o Lexos você consegue:

  • Gerar boletos para os principais bancos, imprimi-los pelo próprio sistema, ou enviá-los automaticamente por e-mail;
  • Quando o cliente realizar o pagamento, a baixa é automática;
  • Classificar suas contas em centros de custos e ver diversos relatórios demonstrando as informações em diferentes níveis de profundidade;
  • Acompanhar a variação dos custos e despesas ao longo do tempo através de gráficos;
  • Cadastrar diversas formas de pagamento e, ao utilizar a forma de pagamento de cartão de crédito ou débito para recebimento, o sistema realiza o desconto da taxa da operadora e já credita o valor na data correta;
  • Cadastrar seus clientes e obter um histórico completo de vendas e faturamento por cliente.

Saiba mais sobre o Controle Financeiro do Lexos.

Quer saber como o Lexos ERP ajuda pequenos e médios varejistas a escalar suas vendas no e-commerce? Entre em contato.