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Dia das Mães: e-commerce é opção principal para adiantar compras, segundo Méliuz

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Uma pesquisa do Méliuz mostrou que o Dia das Mães em 2024 deve ter ticket médio e vendas acima da data no ano passado. Segundo a empresa, a data, comemorada em 12 de maio, contará com gasto médio 45% acima na comparação ano a ano.

Além da alta nos preços, o Dia das Mães deste ano também devem contar com maior uso do e-commerce. De acordo com o estudo, 77% dos respondentes pretendem adquirir presentes em lojas online. Em relação a 2023, o aumento neste índice é de 32%.

Parte do sucesso do e-commerce se deve a antecipação de compras por parte dos consumidores. A pesquisa mostra que 58,5% já pensam em comprar na semana anterior à comemoração, alta de 14,7% frente mesma data em 2023.

As lojas físicas são opção de 18,5% das pessoas que responderam a pesquisa.

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De acordo com o Méliuz, as categorias mais desejadas neste ano são perfumes e cosméticos (46,8%), acessórios e calçados (38,9%) e roupas (36,1%). Estas são também as mais impactadas pela inflação, o que explica o aumento do ticket médio nas compras.

Ao todo, 73,6% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 100 durante a data, enquanto 50,7% desejam ficar na faixa de preços do último Dia das Mães.

Entre os fatores decisivos para decidir onde comprar, além do preço, os respondentes citam:

  • Cashback - 33,5%;
  • Frete grátis - 20,4%;
  • Cupons de desconto - 17,5%.

A forma de pagamento preferido da maioria (77,4%) é o cartão de crédito.

“Benefícios como melhor preço, cashback e cupons de desconto são algumas das principais vantagens do e-commerce para o consumidor. Para acompanhar essa tendência, o comércio eletrônico lança mão de estratégias como campanhas de ‘esquenta’, que impulsionam as vendas semanas antes da data comemorativa”, pontua Malu Tolentino, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Méliuz.

A base da pesquisa conduzida pelo Méliuz é de 600 usuários da plataforma. A margem de erro é de 4%.