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10 dicas para obter mais lucros através das marketplaces

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Ainda que o comércio eletrônico ainda corresponda a apenas 5% das compras em varejo no Brasil, a tendência é que esse número cresça cada vez mais, ano a ano. A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus obriga vários varejistas a apostarem nas vendas online e o meio mais rápido é a entrada em marketplaces.

Por mais que a plataforma já esteja montada, é preciso alguns cuidados para conseguir obter lucros através de marketplaces. Esse foi o tema da palestra de Bruno Kerber, Co-CEO da Lexos no Marketplace Conference 2020 Live Edition, nesta sexta-feira (27).

Especialista no tema, Bruno Kerber trouxe dez dicas essesnciais para os sellers obterem lucros nestas plataformas.

Confira:

1º – Seja multicanal

Quanto mais canal você vender, maior o lucro. Para isso, é preciso conhecer o público e, assim, entrar na marketplace mais voltada para o seu público.

Leia também: Como impulsionar vendas através de dados comportamentais em tempos de crise

2º – Evite prejuízos

É importante conhecer as regras de cada marketplace. Saber como funciona a comissão, como são feitas as campanhas, qual a taxa de estorno, a taxa de devolução, como eu controlo ou não o frete, quais os impostos e outras despesas

3º – Quem anuncia mais, vende mais em mais canais

Faça variações no título do seu produto em cada marketplace. Coloque um EAN em cada anúncio e use o Google Trends e o Uber Sugest – são ótimas plataformas para te sugerir termos que vão alavancar as buscas da mercadoria via google.

4º – Invista em kits e combos

Ofereça produtos que funcionem bem juntos. Ofereça acessórios que complementem o outro.

5º – Cross Sell e Up Sell

Motive seus clientes a gastar a mais, dê sugestões úteis para complementar o pedido e apresente produtos relevantes para o cliente.

6º – Saiba precificar os seus produtos

Foque em lucro na operação, compreenda quais produtos dão lucro e quais dão prejuízo.

dica: preço baseado na concorrência, mas não leve apenas isso em consideração. Quem garante que o concorrente precificou corretamente? Faça o markup!

7º – Mantenha a melhor reputação nos marketplaces

Mostre que você é uma marca de confiança

8º – Seja o primeiro no BuyBox

O BuyBox considera a avaliação da loja, o valor do produto, valor do frete, prazo de entrega e nota mínima de 3,8. Sem esses quesitos, não é possível entrar no BuyBox e, consequentemente, seu produto fica escondido no marketplace.

9º – Faça anúncios com excelência

10º – Fullfilment

Mais rapidez na entrega do seu produto. Nesta modalidade, seu estoque fica alocado no Centro de Distribuição do marketplace e, com isso, o preço do frete fica mais competitivo e o lojista se preocupa apenas com o operacional da loja.