Após a previsão de fevereiro de 2020 projetar um crescimento modesto de 2,8%, para os US$ 5,6 bilhões (cerca de 5 bilhões de euros) no total de vendas no varejo dos EUA, o eMarketer lançou novas previsões devido à tomada da economia do país após a pandemia de coronavírus, que causou o fechamento de lojas e diminuição na procura de itens não essenciais.
Assim, as estimativas do eMarketer é que o setor de varejo dos EUA, na sua globalidade, registe uma quebra de 10,5%, em 2020, e que as vendas nas lojas físicas caiam 14%. O comércio eletrônico, por sua vez, deverá aumentar as vendas em 18% depois de já ter crescido 14,9% em 2019.
Compre e retire em alta
Segundo o eMarketer, a modalidade de compre e retire no e-commerce deverá crescer mais de 60% para um valor superior a US$ 58 mil milhões, muito acima das previsões de fevereiro que davam um crescimento que não chegava aos 40%.
Entre os vencedores estão, naturalmente, os maiores operadores de e-commerce, com o eMarketer estimando que os dez principais negócios online cresçam a taxas acima da média (21,8%). A Amazon ganhará quota de mercado no comércio eletrônico, enquanto o crescimento acelerado da Walmart levará o maior varejista mundial ao 2º lugar, pela primeira vez, nos EUA.
O eMarketer conclui ainda que “parte da mudança radical para o canal online acontecida no 2º trimestre de 2020 diminuirá ao longo do ano, à medida que as lojas reabram e os confinamentos terminem em todo o país. No entanto, certos comportamentos, como o compre e retire aumentarão a longo prazo”.
Leia também: Cross-border: o que esperar desse mercado no futuro