O Dia do Consumidor, comemorado anualmente em 15 de março, é uma excelente oportunidade para as marcas se conectarem com seus clientes, oferecendo promoções e destacando o valor de uma experiência de compra personalizada.

Para inovar e atrair os consumidores de forma criativa, uma das tendências que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado é o Live Shopping. Essa estratégia surge como uma fusão entre o comércio eletrônico e a experiência ao vivo, onde os consumidores podem interagir em tempo real com vendedores e influenciadores enquanto descobrem novos produtos. Saiba mais!
Como essa estratégia ajuda a alavancar as vendas?
Em vez de focar exclusivamente em descontos tradicionais, as marcas podem usar essa oportunidade para criar experiências memoráveis que aproximem ainda mais o consumidor da marca, ao mesmo tempo em que alavancam as vendas.
Alguns segmentos como Moda e Acessórios podem utilizar dessa tendência para oferecer uma experiência imersiva, tornando a jornada de compra mais dinâmica e personalizada. Como forma de entregar uma experiência intimista e interativa, seus principais benefícios envolvem:
- interatividade em tempo real;
- demonstração detalhada dos produtos e suas funcionalidades;
- marketing de baixo custo utilizando recursos já disponíveis, como as redes sociais;
- humanização da marca, fortalecendo a conexão emocional com o público;
- ofertas exclusivas e limitadas durante a live que criam um senso de urgência capaz de impulsionar as vendas.
Dicas práticas para adotar essa tendência no seu e-commerce
1. Crie uma experiência de compra personalizada:
Personalização é chave. Durante o Dia do Consumidor, ofereça recomendações de produtos personalizadas com base no histórico de compras, preferências e estilo dos clientes. Isso gera uma experiência de compra mais assertiva e única.
2. Realize o atendimento em tempo real:
É fundamental ter uma equipe de suporte em tempo real. A ideia é tirar dúvidas ao vivo para quem deixar perguntas no chat, além de dar sugestões de produtos, suporte técnico e até mesmo sanar demais dúvidas.
3. Faça o monitoramento das métricas:
Tão importante quanto se preocupar com a realização da live é compreender a necessidade de avaliar seus resultados. Considerar avaliar os resultados ajuda a compreender melhor o comportamento do público, apoiando futuras decisões.
4. Tenha uma plataforma de vendas eficaz:
Por ser vinculado a uma plataforma de vendas, os consumidores compram diretamente da transmissão, por meio de links ou botões direcionando para o checkout. Sendo assim, torna-se ainda mais importante investir numa plataforma de e-commerce robusta e confiável que entrega os resultados em vendas e performance que o seu negócio precisa.
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