O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, é uma das datas mais relevantes para o varejo digital no Brasil. Tanto que é considerada a “Black Friday” do primeiro semestre. Quem quiser fechar bons negócios nessa data precisa estar atento a algumas peculiaridades. Diferentemente do Dia das Mães ou dos Pais, em que a compra está ligada à intenção de presentear, no Dia do Consumidor cabe ao comércio gerar esse interesse por meio de promoções especiais. O Dia do Consumidor no varejo digital não dura necessariamente só 24 horas.
A data já rendeu desdobramentos como promoções que duram a semana inteira. O olhar atento do comércio para essas oportunidades já se traduz em números. Em 2023, as promoções de Dia do Consumidor movimentaram R$ 11,7 milhões, alta de 19% sobre o ano anterior segundo levantamento da plataforma de e-commerce Nuvemshop. Quando se leva em consideração também os três dias que antecederam a data, o faturamento foi de R$ 37,4 milhões — ante R$ 28,5 milhões no mesmo período de 2022.
Para os sellers que atuam em marketplaces, é uma excelente chance de faturar e aumentar a visibilidade de seus produtos. Em março, assim como em outras datas importantes, planejamento comercial e boa estratégia são a alma do negócio. “Nesse caso, o apelo do varejo digital, principalmente dos marketplaces, é muito forte. As campanhas falam diretamente ao consumidor e destacam ações especiais para o seu dia como forma de atração aos canais de venda”, explica Maressa Fernandes, coordenadora de marketplace da Raia Drogasil.
Os sellers com boas ofertas podem surfar nessa onda, mas saber calcular bem o estoque e os descontos possíveis também é fundamental. Essas informações devem balizar desde a duração da campanha até os índices de descontos. Levantar o histórico de preços praticados e volume de vendas em ações anteriores ajuda nas projeções.
“O planejamento e o estoque ditam a extensão da campanha. Se a intenção for fazer uma queima, a estratégia deve ser um preço atraente para vendas em um único dia. Já se o estoque for suficiente para cobrir 30 dias de vendas, vale investir em campanhas no Mês do Consumidor. Já que é uma data única, mas existem oportunidades ao longo do mês, com campanhas direcionadas. O que não pode acontecer é anunciar a Semana do Consumidor e os produtos acabarem em dois dias por falta de estoque”, alerta Maressa.
Produtos de beleza e saúde em alta
Para turbinar resultados, os sellers também devem alinhar sua estratégia ao plano do marketplace para a data. No caso da Raia Drogasil, os parceiros são informados com antecedência sobre as ações especiais. “Nosso trabalho, além do planejamento sistêmico e de campanha, é dar visibilidade aos produtos. Por isso, ter essa sinergia ajuda os parceiros a alinhar os melhores preços com as melhores oportunidades de divulgação”, destaca Maressa.
Outra vantagem do Marketplace Raia Drogasil é a atuação direcionada para saúde, bem-estar e beleza, setores que estão em alta entre o consumidor. Segundo dados da Social Miner e da Lett, empresas especializadas em e-commerce e marketing digital, os produtos de beleza e saúde lideraram as vendas on line do Dia do Consumidor de 2022. Beleza respondeu por 22% das transações. E saúde, por 13%.
No Dia do Consumidor, a tendência do cliente é a de se auto presentear. E, para incentivar ainda mais esse desejo de um agrado a si mesmo, nada melhor que um bom desconto ou uma promoção vantajosa.