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Dez tendências de consumo para 2013

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Trendwatching.com divulgou lista anual de algumas das mais importantes tendências de consumo que vão impactar os negócios e estilos de vida em 2013. Cada tendência vem acompanhada de uma série de inovações de produtos, serviços e experiências de marcas, além de campanhas e/ou iniciativas, oferecendo uma visão completa do que esperar para o próximo ano.

Veja a lista:

1) Emerging: O comércio entre países latino-americanos sempre existiu, porém temos observado um aumento na criação de empresas de produtos e serviços inovadores, dentro e fora da região.

2) Mobile Moments: Com o crescente poder dos consumidores da Classe C, deverá aumentar demanda por novidades tecnológicas. Uma enorme gama de novos aplicativos e plataformas do México ao Brasil também estão satisfazendo as necessidades de consumo e de informação instantânea, projetadas para facilitar as suas vidas.

3) Appscriptions: Tecnologia digital é a nova medicina, com médicos e profissionais de saúde se valendo de aplicativos e serviços digitais para melhorar os resultados de exames e tratamentos.

4) Celebration Nation: O ano 2013 verá um aumento nos mercados emergentes do orgulho de exportar, e até mesmo exibir, o patrimônio nacional e cultural. Símbolos, estilos de vida e tradições que eram minimizadas, se não negadas, se transformaram em fonte de orgulho dos consumidores locais e globais.

5) New Life Inside: Em vez de ter um produto que pode ser facilmente descartado ou mesmo reciclado (por qualquer pessoa), 2013 verá um aumento de novos produtos que podem ser plantados e cultivados, com todo o eco-status e eco-histórias que vêm com isso.

6) Data Mining: Até a data, a discussão sobre “big data” tem se focado na quantidade e no valor do uso de dados dos consumidores para o benefício das empresas. Em 2013, olhe para consumidores mais experientes para começar a reverter esse fluxo: buscando extrair o máximo de informação sobre seu estilo de vida, e eles poderão se virar para as marcas de forma proativa oferecendo ajuda e mostrando como facilitar suas vidas.

7) Presumers & Custowners: São dois novos modelos de consumo. Os primeiros gostam de se envolver, financiar e promover produtos e serviços antes de serem realizados, enquanto os Custowners passam de consumidor passivo de um produto a posição de financiar e investir das marcas que gostam.

8) Again Made Here: para mercados maduros como os EUA, França e Reino Unido, 2013 verá uma recuperação na produção local. Conduzir esta tendência é uma resposta à necessidade dos consumidores por novos produtos e serviços e o desejo de experiências mais interessantes, tudo combinado com as novas tecnologias das produções locais, como as impressoras 3D e as criações “make-on-demand” – feitas quando solicitadas.

9) Full Frontal: de acordo com um estudo da Edelman, a percentagem de consumidores que confiam nos negócios corretos caiu de 56% em 2011 para 53% em 2012. Então o que dizer sobre a mega-tendência de transparência? As marcas devem deixar de simplesmente fazer declarações grandiosas sobre seus “valores” ou “cultura” e passar , de forma proativa , a mostrar e provar que não tem nada a esconder, oferecendo evidência real, inequívoca e clara sobre os fatos reais.

10) Demanding Brands:
 No próximo ano, a expectativa é que vamos testemunhar uma mudança ousada no relacionamento entre as marcas responsáveis e seus consumidores.

 

Com informação de Proxxima