Logo E-Commerce Brasil

De Mercado Livre a Nubank: marcas do sul global superam norte-americanas

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

O sul global, termo que enquadra países de economia emergente, está cada vez mais independente de gigantes globais. Se pensar em concorrer com gigantes como Amazon era uma sonho há alguns anos, a escalada de marcas de fora das potências econômicas mundiais mostra um cenário bem real nos dias de hoje. De repente, o Mercado Livre, por exemplo, passou a frente dos norte-americanos na disputa do e-commerce na América Latina.

De Mercado Livre a Nubank: marcas do sul global superam norte-americanas
(Imagem: Envato)

A constatação de que essas empresas estão demonstrando potencial de crescimento e superação de concorrentes antes mais fortes também é vista na Índia. O mercado, que também conta com a vasta presença da Amazon, viu “estrelas” locais como Swiggy, Zepto e Zomato ganharam ainda mais destaque nos últimos anos. Por lá, aliás, a gigante dos EUA responde por 25% da distribuição das vendas de e-commerce, ainda atrás da Flipkart, mais uma concorrente local.

Sucesso ‘em casa’

No caso do Brasil e outros países latino-americanos, como já citado, o Mercado Livre é um caso de sucesso também. A empresa, fundada na Argentina, se destaca pela malha logística e o crescimento exponencial do portfólio de produtos e lojas oficiais de algumas marcas “hospedadas” em sua plataforma.

De acordo com dados da MomemtumWorks, divulgados pelo The Economist, na disputa entre Flipkart (Índia) e Mercado Livre (América Latina) com a Amazon, a disputa é acirrada. Mesmo assim, as marcas locais estão a frente.

Na Argentina, Brasil e México, países onde o marketplace conta com escritórios comerciais, o único com mais equilíbrio entre Meli e a norte-americana é o último. No restante, a prevalência em relação a Amazon é gritante.

Já no ramo de instituições financeiras, o Nubank ganhou os holofotes nos últimos meses. Com campanhas de marketing arrojadas, trazendo nomes conhecidos da televisão mundial, a instituição digital conta com mais de 100 milhões de clientes e é conhecida por fornecer crédito com mais facilidade. Agora, o banco já conta com serviços como seguros e investimentos.

Ásia

No continente asiático, Shopee e TikTok Shop são os grandes destaques. Com fatias grandes da região, ambas já contam com expansão notável e estão na lista das plataformas de e-commerce mais utilizadas, inclusive, nos EUA.

*Com informações do The Economist