Logo E-Commerce Brasil

Dados do eMarketer revelam explosão do e-commerce no Brasil

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

De acordo com o eMarketer, o e-commerce B2C do Brasil chegará a um total de US$ 18,7 bilhões este ano – um aumento de 21,9% em relação a 2011. A consultoria projeta que o setor alcançará US$ 26,9 bilhões em 2015, com 31,6 milhões de brasileiros fazendo compras de pelo menos um produto no meio digital nesse ano.

A eMarketer atribui o crescimento aos seguintes fatores:

Opções de pagamentos móveis: enquanto 63% dos brasileiros utilizaram cartões de crédito para fazer compras online, os 37% restantes usaram boletos bancários, que é uma forma segura para aqueles que não possuem cartão de crédito realizarem compras online.

Segurança online: vários consumidores potenciais no Brasil e na América Latina ainda hesitam em comprar online devido a preocupações com segurança. Entretanto, uma pesquisa de 2011 da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico apontou que 70% dos internautas brasileiros afirmaram que a segurança online melhorou nos últimos anos.Além disso, outras mudanças que estão ocorrendo no Brasil podem impactar o e-commerce em 2012 e nos próximos anos.

Mais usuários: projeções sugerem que de 70% a 80% de usuários domésticos de internet devem ter acesso à Internet até 2015, o que significa que o Brasil pode passar de 78 milhões de usuários da rede em 2011 para mais 140 milhões até 2015.

Mais mobile: o grande crescimento da internet para 2015 se refere a conexões via PC. Entretanto, a penetração de dispositivos móveis está em mais de 100% no Brasil, onde eles representam o segundo maior meio de acesso à internet. Além disso, uma pesquisa de 2011 do Mobile Entertainment Forum revelou que 79% dos brasileiros usam seus celulares em alguma fase do processo de compra. Juntando esses dois fatores, conclui-se que o mobile commerce pode, em breve, engrenar no Brasil, aumentando ainda mais o mercado do e-commerce no país.

Mais crédito: segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a posse de cartões de crédito cresceu em 2011 no Brasil. A associação entrevistou quatro mil consumidores e descobriu que 72% possuíam cartões de crédito ou de débito – em 2010, esse índice era de 68%. A pesquisa também mostrou que quase metade da classe C que foi entrevistada tinha cartão de crédito, enquanto que em 2010 esse percentual foi de 38%. Os cartões de crédito tornam o e-commerce bem mais fácil e, se essa tendência continuar, mais compradores brasileiros podem entrar no mercado online do país.

Com informações de Latin Link