Cyber Monday: lojas online esperam mais vendas pós-Black Friday nos EUA
A Black Friday já se tornou um dia de promoções difundido em todo o varejo no Brasil, mas, entre os consumidores americanos, é a Cyber Monday (“ciber segunda-feira” ou “segunda-feira cibernética”) que mais mobiliza as vendas nas lojas online do país.
Em 2020, a expectativa é de movimento recorde nos sites das grandes varejistas nesta segunda-feira (30). A estimativa é de que o faturamento deva ficar entre US$ 10,8 bilhões e US$ 12,7 bilhões, o que representa um aumento de 15% a 35% em relação à Cyber Monday de 2019. Os dados são da Adobe Analytics.
Se confirmados, os números devem fazer desta segunda-feira o maior dia de vendas no comércio eletrônico nos Estados Unidos na história, o que tende a beneficiar as grandes varejistas online, como Amazon, Walmart e eBay.
O resultado pode ofuscar até mesmo o movimento durante a Black Friday, quando as lojas online americanas tiveram um faturamento de US$ 9 bilhões ao todo, crescendo 22% sobre 2019, também segundo a Adobe.
Em meio à pandemia do coronavírus, os consumidores nos Estados Unidos — e do mundo afora — passaram a dar preferência por fazer compras online, para evitar locais movimentados.
Isso fez as varejistas americanas apostarem mais nas vendas pela internet durante a Black Friday este ano. Ao contrário do que costuma acontecer, não houve longas filas e aglomerações de consumidores em busca de descontos nas lojas físicas. O movimento de pessoas nas lojas caiu 52% de acordo com os dados da consultoria Sensormatic Solutions.