Os Correios lançaram, em coletiva de imprensa online na tarde desta quarta-feira (15), três novas soluções de comunicação digital: Entrega Digital, AR Eletrônico e e-Carta Fácil. Segundo o órgão, o objetivo é facilitar a vida das pessoas que, cada vez mais, precisam ficar em casa e continuar a resolver questões do dia a dia. É uma forma de agregar os serviços físicos existentes com soluções digitais, apostando na multicanalidade.
Entrega Digital
Com a Entrega Digital, empresas, bancos, instituições públicas e privadas que precisam enviar boletos, contas, extratos, faturas, notificações — e que já fazem isso fisicamente pelos Correios — poderão também disponibilizar a seus clientes esses comunicados no formato digital.
Por meio da nova funcionalidade “Minhas Mensagens”, no aplicativo dos Correios, o usuário poderá acessar o espelho digital do que recebe fisicamente na caixa de correio da sua casa, segundo os Correios.
![](https://www.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/correios-entrega-digital-2.jpg)
Imagem: Divulgação
De acordo com os Correios, as empresas vão poder impactar os clientes das duas formas, sem custo adicional para quem envia ou para quem recebe.
O órgão ressalta que o serviço é diferente de mensagens por email, pois a entrega é verificada presencialmente e autenticada por acesso, sendo que somente o destinatário poderá ler a mensagem. O serviço também é diferente do telegrama online, que continua ativo.
Aviso de Recebimento (AR) Eletrônico
Outra novidade é Aviso de Recebimento (AR) Eletrônico. Com ele, é possível consultar na página de rastreamento no site dos Correios a foto da etiqueta que confirma o recebimento do objeto, imediatamente após a entrega.
Segundo os Correios, o serviço elimina a necessidade da lista física, uma vez que os dados passam a ser gravados em uma plataforma digital certificada. Consequentemente, a solução também reduz custos operacionais, gastos com armazenamento e recuperação de dados. Além disso, vai acelerar o aviso de recebimento, sem retorno do comprovante físico.
Assim que o destinatário recebe a carta ou encomenda, é gerada uma chave compartilhada para geração de certidão conjunta, com a qual é possível verificar o status no site dos Correios. O órgão também ressalta que o AR físico continua disponível por enquanto.
e-Carta Fácil
Já a proposta do e-Carta Fácil, é tornar mais prático o envio de cartas comerciais para pequenas e médias empresas de todo o país. Pelo mesmo custo de uma e-Carta, a postagem é realizada pela internet e impressa nos centros de digitalização e impressão dos Correios.
Além de reduzir o prazo de distribuição, o serviço traz a vantagem de poder ser postado 24 horas por dia. Também podem ser somados a ele serviços adicionais, como Rastreamento, Aviso de Recebimento Eletrônico e Mão Própria.
Os Correios sabem que ainda existe necessidade de comunicação física, pois milhões de pessoas que não estão no meio digital. Na plataforma tradicional, o remetente vai até a agência e produz a carta. Com o novo serviço, não será necessário se deslocar.
O e-Carta Fácil poderá ser utilizado para documentos jurídicos que precisam de assinatura, por exemplo, porque também terá registro e aviso de recebimento eletrônico, como uma carta tradicional, inclusive com interfaces disponíveis.
Ainda não é possível emitir boletos de pagamento pelo serviço, pois é necessário formulário com código de barras. Porém, os Correios afirmam que a solução será lançada em breve.
Sem custo adicional
Os novos serviços estarão disponíveis a partir de segunda-feira (20) no site do órgão e no aplicativo dos Correios para celulares Android e, em breve, para iOS. Segundo os Correios, as empresas vão começar a comunicar seus clientes sobre a disponibilidade dos serviços, sem nenhum custo adicional.
Leia também: Coronavírus: Correios pedem a Guedes mais espaço para crédito em meio à crise
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil